Jundiaí e São Paulo fazem intercâmbio sobre idosos

Publicada em 20/04/2016 às 16:54

O crescente desafio do aumento de idosos na população teve, nesta quarta-feira (20), uma reunião de intercâmbio entre as cidades de Jundiaí e São Paulo. Estiveram presentes a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, e sua congênere da Coordenadoria de Políticas Públicas Para os Idosos da capital, Guiomar Silva Lopes.

“Foi um encontro produtivo porque mostrou que a agenda é bastante próxima, mesmo com a grande diferença entre metrópoles como São Paulo e cidades médias como Jundiaí”, destacou Cláudia.

Cláudia, Guiomar e Sônia: intercâmbio

Cláudia, Guiomar e Sônia: intercâmbio

A reunião buscou compartilhar os desafios das políticas voltadas para este segmento social e os desafios impostos pelo envelhecimento da população brasileira.

Para ambos os setores da Prefeitura de Jundiaí e da Prefeitura de São Paulo, deve existir uma clareza em toda a sociedade de que é preciso caminhar intensamente para o entendimento da irreversibilidade do processo atual. Como exemplo, Jundiaí já ultrapassou a marca de 52 mil pessoas acima dos 60 anos de idade.

Ao mesmo tempo em que cada um envelhece dentro de seu modo de vida e sua realidade social, existem necessidades comuns que precisam ser observadas pelas políticas públicas. Entre elas, uma base tripla de desafios formada pela questão da violência e abusos, pela questão de moradias (em especial instituições de longa permanência ou ILPI) e ainda a questão de uma política voltada para os cuidadores, geralmente familiares.

CONFIRA A REVISTA DA SEMANA DO IDOSO 2015

A Prefeitura de Jundiaí, com a Coordenadoria do Idoso, discute novas ações voltadas ao setor. O encontro contou também com a assessora Sônia Menin.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/20/jundiai-e-sao-paulo-fazem-intercambio-sobre-idosos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original