Semana do Idoso estende período de atividades

Publicada em 23/09/2016 às 11:53
A Semana do Idoso invadiu também escolas (na foto, a Emeb Paulo Gonçalves de Mello)

A Semana do Idoso invadiu também escolas (na foto, a Emeb Paulo Gonçalves de Mello)

Mesmo com mais de 130 atividades registradas (e muitas outras espontâneas), a 19ª Semana do Idoso de Jundiaí estende o período de atividades neste ano com pelo menos outras três intervenções, sendo uma exposição de fotografias a partir deste sábado (24) no Poupatempo, um evento especial na quarta-feira (28), na UBS Rio Acima, e uma atividade de dança circular na sexta-feira (30), na UBS Maringá.

O número maior abrange as atividades organizadas por entidades ou escolas infantis, por exemplo, e promovidas em grupos sem registro na agenda prévia da semana.

A mostra fotográfica no Poupatempo, que apoiou a iniciativa, permanece na unidade do Complexo Fepasa por duas semanas, até 7 de outubro, e foi “descoberta” pela Coordenadoria do Idoso em contato com um grupo de idosos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que, em uma atividade, fizeram retratos uns dos outros. “O resultado é muito bonito de se ver”, destaca a titular da Coordenadoria, Cláudia Sartori.

CONFIRA AS NOTÍCIAS SOBRE A SEMANA DO IDOSO 2016

Participantes de baile realizado no Cecco, um dos muitos eventos da semana

Participantes de baile realizado no Cecco, um dos muitos eventos da semana

Já o evento na UBS Rio Acima, articulado para a quinta-feira (28), segue a qualidade e criatividade vista nos eventos espalhados pelos bairros em espaços culturais, esportivos, assistenciais ou comunitários, unidades de saúde, escolas infantis, parques públicos e entidades durante a 19ª Semana do Idoso, geralmente viabilizados com parcerias.

Entre 13h e 16h, o evento vai contar com serviços como palestra sobre memória e esquecimento, aferição de pressão, corte de cabelo e higiene bucal, além da arte musical do Coral do Criju e distribuição de mudas pela chegada da Primavera. Também haverá piquenique com a equipe de agentes comunitários de saúde e sorteio de brindes doados.

E, na sexta-feira (30), na UBS Vila Maringá, haverá uma atividade de dança circular a partir das 14h.

Outras atividades seguem sendo preparadas de forma paralela por entidades da sociedade civil. Também na sexta-feira (30) haverá uma palestra na Emeb Maria Angélica Lourençon, no Corrupira.

Escolas infantis de toda a cidade fizeram atividades (na foto, oficina com avós na Pingo de Gente)

Escolas infantis de toda a cidade fizeram atividades (na foto, oficina com avós na Pingo de Gente)

Em outubro, de maneira independente, entidades que fazem parte do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) preparam outra iniciativa paralela, chamada de Revolução das Bengalas, e ainda eventos como a comemoração do dia 3 de outubro no espaço Celeti, no Parque da Represa.

A 19ª Semana do Idoso, com o tema de “Convívio Familiar e Comunitário: Revelando Histórias”, é apontada por participantes como uma das mais descentralizadas da série iniciada em 1998.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/23/semana-do-idoso-estende-periodo-de-atividades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original