Idosos encenam ‘homenagem’ a Maria dos Pacotes na quinta-feira (20)

Publicada em 06/10/2016 às 14:22

Uma das personagens populares reais mais conhecidas da Jundiaí do século 20, Maria dos Pacotes vai ser o tema da montagem teatral que será apresentada na quinta-feira (20), às 15h, dentro de evento “Envelhecimento e Entretenimento” no Centro de Convivência do Idoso (Criju), no Complexo Argos.

A iniciativa é de participantes do curso de teatro do local, mantido pela Prefeitura, que criaram coletivamente a montagem “Maria dos Pacotes: Uma História”.

A principal força dessa personagem no imaginário popular a partir dos anos 1960 era a lenda de que os pacotes que carregava pela rua eram presentes de um casamento frustrado pelo rompimento do parceiro amoroso. De acordo com os registros, era perambulante mas não aceitava dinheiro.

LEIA TAMBÉM
Museu Solar do Barão revela a Jundiaí que ninguém vê na Mostra Fotográfica 2016

Atores-alunos nos ensaios de “Maria dos Pacotes: Uma História”

Atores-alunos nos ensaios de “Maria dos Pacotes: Uma História”

O elenco é formado, em ordem alfabética, por Dirceia de Oliveira (dona da casa, vendedora), Fátima Tomasini (fotógrafo e outros personagens), Isabel Ferrarini (a abandonada e outros), Lindalva Farias de Souza (carteiro e outros personagens), Maria Aparecida Sanchez (exorcista e outros personagens), Odair Mineiro (o noivo) e Vera Lúcia Zichel (a outra versão da abandonada e também roteirista).

Todos destacam o trabalho coletivo, inclusive para figurinos e acessórios. Para Vera, essa história mostra como em qualquer situação existe um ser humano. E Odair destaca que homens veteranos podem ter receio de aprender teatro (“antes de participar”) e elogiou o trabalho do professor (e diretor) Ulisses Vertuan, que faz parte dos cursos mantidos pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e já rendeu montagens como “Sopa de Pedra – Uma História de Pedro Malasartes” ou “Morte e Vida Severina”, além de um texto de Júlia Fernandes Heimann.

A tal Maria dos Pacotes era Carlota Edith Barbieri, que faleceu em 2009, aos 84 anos. Em 1981, foi tema de uma imagem de Regina Dragiça Kalman na II Exposição Individual de Fotografias, na Imagem Oficina, na qual destacava que se tornara parte da paisagem local. Também inspirou crônicas como de Lygia Guião Maroni (na coletânea “Anseios e Devaneios”) e também a montagem teatral “Maria dos Pacotes”, roteirizada e dirigida pelo dramaturgo Marcos César Duarte (Cia. Solo e ex-Núcleo de Artes Cênicas) com o ator José Renato Forner (atual Club Noir).

A apresentação gratuita da quinta-feira (20), às 15h, no palco do Criju, será em espaço que do outro lado da rua teve o antigo Teatro Argos, que abrigou outras cenas teatrais, como do Grupo Veteranos de Teatro, que marcou época na cidade com a montagem local da comédia “Arsênico e Alfazema”.

Revolução das Bengalas
O evento é organizado pelo projeto Revolução das Bengalas, do Centro de Estudos e Lazer da Melhor Idade (Celmi) e parceiros.

O evento, das 13h às 17h, também vai ter apresentação de outros grupos, mesa redonda com as palestrantes Maristela Negri Marrano e Alessandra Cerri, lançamento do livro “Revolução das Bengalas” e leitura de carta aberta, além de atividades de confraternização.

Aberto ao público, o evento é uma realização do Celmi, ligado à Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista, e do Criju, ligado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura.

A iniciativa conta ainda com parcerias da Escola Superior de Educação Física (Esef) e Escola La Fontaine, além do apoio da Coordenadoria do Idoso, da Coordenadoria da Juventude, da Guarda Municipal, da TVE, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), do Celeti, do Portal do Egito, do Trio Viola, da Ateal e diversos outros.

De acordo com a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, as iniciativas da própria sociedade mostram que a questão do envelhecimento populacional está cada vez mais presente nas preocupações da cidadania. “A cada dia sabemos de novos projetos e os temas são variados, inclusive sobre novas formas de moradia para esse segmento”, afirmou lembrando da grande adesão ocorrida na Semana do Idoso 2016.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/10/06/idosos-encenam-homenagem-a-maria-dos-pacotes-na-quinta-feira-20/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original