Vacinação contra gripe atende todos no primeiro dia

Publicada em 30/04/2016 às 19:32

O sábado (30) foi de muito movimento nas unidades de saúde de Jundiaí. A população-alvo compareceu em peso no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe, que prossegue até 20 de maio, de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada unidade.

Apesar do número reduzido de doses enviado pelos governos Estadual e Federal, a Secretaria de Saúde conseguiu atender a toda a demanda neste primeiro dia de campanha. “Graças ao esforço da equipe, enfermeiros e gerentes de unidades, conseguimos remanejar algumas doses para locais onde houve maior procura e atendemos a todos”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Rosa Bueno Monetti.

Segundo Rosa, a Secretaria Estadual de Saúde informou que vai enviar um novo lote de vacinas nesta segunda-feira (2) para a cidade.

LEIA TAMBÉM
Dia do Trabalho tem atrações gratuitas no Corrupira
Faculdade de Medicina promove oficina de saúde no Fazenda Grande
Evento marca Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

O pequeno Brayan, de 8 meses, recebeu a dose da vacina neste sábado

O pequeno Brayan, de 8 meses, recebeu a dose da vacina neste sábado

A assistente financeira Joyce Cristina de Souza Macedo aproveitou o sábado para levar o filho Brayan, de 8 meses, para se vacinar. Já o irmão Bruno, de 8 anos, que tem asma, só vai receber a vacina na segunda fase, a partir de 9 de maio. “É importante a gente vacinar. Todos os anos trago o Bruno e agora o Brayan para se imunizarem”, afirmou a mãe.

Nesta primeira etapa da campanha, a vacinação na rede pública é dirigida para as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, consideradas com maior risco de complicações da doença: idosos (a partir de 60 anos), crianças de seis meses a quatro anos onze meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres dentro do período de até 45 dias após o parto) e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto-atendimento públicos e privados e nas unidades básicas de saúde. Esses profissionais serão vacinados em seus locais de trabalho.

Pessoas a partir de 60 anos também já podem se imunizar na rede pública

Pessoas a partir de 60 anos também já podem se imunizar na rede pública

A partir de 9 de maio, começa uma segunda etapa da campanha, voltada para pessoas com comorbidades (portadores de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiopatia e outras) e outros profissionais de saúde (mediante apresentação de crachá, carteira de registro ou holerite). “Essa estratificação segue orientação da Secretaria Estadual de Saúde, que não enviou todas as doses necessárias para este sábado”, reforça o secretário de Saúde Luís Carlos Casarin.

Niza Souza
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/30/vacinacao-contra-gripe-atende-todos-no-primeiro-dia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original