Aluna da Faculdade de Medicina de Jundiaí recebe prêmio em congresso

Publicada em 05/05/2016 às 17:18

A pós-graduanda Livia Galeote, orientada pelo médico e geriatra José Eduardo Martinelli, da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), recebeu o prêmio de melhor trabalho no 20º Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica, no Hospital das Clínicas de São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe novo lote de vacinas contra gripe
PA da Ponte passa por reformas e fica fechado por 15 dias
Evento marca Dia em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

O trabalho apontou que o treinamento com jogos virtuais mostrou-se importante na melhora motora dos pacientes com doença de Parkinson nesta pesquisa. Tendo em vista que os exercícios convencionais apresentam limitações em seu desempenho, sugere-se o treinamento com jogos virtuais que envolvam dupla tarefa para contribuir com mais uma opção de tratamento não-medicamentoso para melhora de equilíbrio e marcha para pacientes com doença de Parkinson.

Contexto
Em indivíduos com doença de Parkinson, o desequilíbrio e o medo de cair são fatores associados com quedas constantes. O vídeo game pode ser uma ferramenta importante para contribuir como um tratamento não farmacológico para melhorar o equilíbrio, mobilidade e, como consequência, a qualidade de vida de pacientes.

Os jogos do console Nintendo Wii Fit Plus® proporcionam ao paciente a execução das tarefas repetidamente e com segurança, aprendendo e treinando funções motoras – principalmente o equilíbrio – combinados com as funções cognitivas, como a atenção e memória.

O estudo contou com 13 participantes com doença de Parkinson, acima de 60 anos, de ambos os sexos e que foram atendidos no Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/05/aluna-da-faculdade-de-medicina-de-jundiai-recebe-premio-em-congresso/