Grupo de WhatsApp é aliado no combate a incêndios na Serra do Japi

Publicada em 12/05/2016 às 18:26

O grupo que participou do curso básico de prevenção e combate a incêndios, na manhã desta quinta-feira (12), na sede da Fazenda Ermida, no Eloy Chaves, vai ter aliados de peso para o monitoramento de focos na Serra do Japi e arredores: a tecnologia e o serviço de mensagens instantâneas e chamada de voz para smartphones oferecidas pelo aplicativo WhatsApp.

Representantes de fazendas, sítios, de moradores próximos à reserva ambiental, da Guarda Municipal, Defesa Civil, Cetesb, AutoBAn, secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e Serviços Públicos, vão estar interligados via celular. “É uma iniciativa que dá muito certo em outros segmentos e acredito que vai funcionar muito bem no caso de incêndios na região da Serra do Japi”, destaca a coordenadora orçamentaria da Defesa Civil, Juliana Mazzei.

LEIA TAMBÉM
1º Fórum Municipal de Segurança Integrada tem inscrições abertas
Guardas da Divisão Florestal participam de curso no Instituto Butantã
GM promove curso de combate a incêndios florestais na Fazenda Ermida

Grupo que participou do treinamento no Ermida terá a tecnologia a favor contra os incêndios

Grupo que participou do treinamento no Ermida terá a tecnologia a favor contra os incêndios

“Em caso de qualquer evidência, constatação de fumaça ou fogo, os integrantes do grupo vão saber rapidamente e de forma simultânea o ocorrido e vão poder tomar as providências”, diz o comandante da Guarda, José Carlos Ferraz.

Ferraz ainda destacou o sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas na base da Serra do Japi como outro item importante para varrer as matas em busca de incêndios. “Vamos ainda reforçar o sistema com mais uma câmera, o que vai nos ajudar ainda mais”, destaca.

Outro serviço importante é a parceria com a escola de pilotos de avião de helicóptero, baseadas no Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro. “Caso alunos e pilotos observem incêndio durante o voo, vão relatar com a torre, que vai avisar GM, Defesa Civil, Corpo de Bombeiro e qualquer outro departamento ligado ao combate a incêndios florestais”, diz José Cássio Catossi, assessor ligado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Ivan Lopes
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/12/grupo-de-whatsapp-e-aliado-no-combate-a-incendios-na-serra-do-japi/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original