Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com caxumba
Publicada em 13/05/2016 às 18:12A Secretaria de Saúde de Jundiaí preparou um informe técnico sobre parotidite (caxumba), que está sendo encaminhado para a rede de saúde da cidade, além da Secretaria de Educação e Delegacia de Ensino. O objetivo é orientar sobre a doença, seus sintomas e prevenção.
LEIA TAMBÉM
Prefeito participa de homenagem no São Vicente
PA da Ponte passa por reformas e fica fechado por 15 dias
Programa Saúde na Escola leva profissionais da Educação ao Vale Verde
“Quem tiver conhecimento de casos em escolas, creches, fábricas e outros locais também pode procurar o serviço de saúde, já que a ocorrência de dois casos no mesmo local já é caracterizado como surto. Neste caso, a Secretaria de Saúde faz o bloqueio vacinal no local”, explica Cinara. Vale destacar que a doença não é considerada grave e dificilmente causa complicações.
A transmissão da caxumba ocorre por via aérea, disseminação de gotículas ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Por isso, a recomendação em caso de surto é manter os ambientes ventilados para evitar a contaminação. “Como não existe tratamento específico, é indicado apenas repouso, analgésico para a dor e observação para o aparecimento de complicações”, destaca a gerente da Vigilância.
Este ano, até o final de abril, foram registrados 41 casos de caxumba na cidade, sendo um surto em uma instituição educacional, onde foi realizado o bloqueio vacinal. A faixa etária com maior incidência neste ano é na população de 30 anos ou mais, com registro de 14 casos.
Assessoria de Imprensa
-
21/02/2025
Febre Amarela: viajantes devem estar em dia com a vacina
-
21/02/2025
Prefeitura de Jundiaí recebe emenda parlamentar de R$ 300 mil para investimentos na saúde
-
22/01/2025
Altas temperaturas ligam alerta para cuidados redobrados com a saúde
-
19/01/2025
Consultório Avançado de Saúde facilita acesso à saúde para moradores da zona rural de Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original