Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com caxumba

Publicada em 13/05/2016 às 18:12

A Secretaria de Saúde de Jundiaí preparou um informe técnico sobre parotidite (caxumba), que está sendo encaminhado para a rede de saúde da cidade, além da Secretaria de Educação e Delegacia de Ensino. O objetivo é orientar sobre a doença, seus sintomas e prevenção.

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa de homenagem no São Vicente

PA da Ponte passa por reformas e fica fechado por 15 dias
Programa Saúde na Escola leva profissionais da Educação ao Vale Verde

Clique para ampliar a imagem e faça o download

Clique para ampliar a imagem e faça o download

Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica, Cinara Fredo, a proposta é orientar os profissionais da saúde e da educação e alertar a população para que fique atenta aos sintomas das doenças. Em caso do aparecimento de febre, aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares, submaxilares ou sublinguais e dor abaixo da mandíbula, a orientação é procurar atendimento médico.

“Quem tiver conhecimento de casos em escolas, creches, fábricas e outros locais também pode procurar o serviço de saúde, já que a ocorrência de dois casos no mesmo local já é caracterizado como surto. Neste caso, a Secretaria de Saúde faz o bloqueio vacinal no local”, explica Cinara. Vale destacar que a doença não é considerada grave e dificilmente causa complicações.

A transmissão da caxumba ocorre por via aérea, disseminação de gotículas ou por contato direto com saliva de pessoas infectadas. Por isso, a recomendação em caso de surto é manter os ambientes ventilados para evitar a contaminação. “Como não existe tratamento específico, é indicado apenas repouso, analgésico para a dor e observação para o aparecimento de complicações”, destaca a gerente da Vigilância.

Este ano, até o final de abril, foram registrados 41 casos de caxumba na cidade, sendo um surto em uma instituição educacional, onde foi realizado o bloqueio vacinal. A faixa etária com maior incidência neste ano é na população de 30 anos ou mais, com registro de 14 casos.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/13/secretaria-de-saude-orienta-sobre-cuidados-com-caxumba/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original