Seminário aborda integração trabalho-ensino para o SUS

Publicada em 16/05/2016 às 18:31

A Secretaria de Saúde e a Escola de Governo e Gestão reuniram profissionais da rede pública, na sexta-feira (13), para o seminário “Integração Trabalho e Ensino para o SUS”. O encontro faz parte da proposta da atual administração de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da construção de uma rede de saúde com gestão participativa.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Saúde orienta sobre cuidados com caxumba

Profissionais da saúde e estudantes participaram do seminário

Profissionais da saúde e estudantes participaram do seminário

O seminário busca atender às diretrizes nacionais para formação de recursos humanos para o SUS, de acordo com a realidade sanitária de cada região. “É preciso destacar as conquistas e avanços. Um dos mais importantes é o fortalecimento da rede de atenção à saúde, principalmente pela atenção básica, em que os gerentes das unidades estão fazendo um excelente trabalho. A rede está ganhando um papel cada vez mais importante no cuidado das pessoas”, frisou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

O secretário ressaltou a importância da integração do ensino-serviço, primeiramente na integração das diversas categorias que atuam dentro das unidades básicas de saúde, o trabalho multidisciplinar e interdisciplinar e também no destaque na integração dos alunos da Faculdade de Medicina na aproximação com a formação dos mesmos na articulação com a rede.

“Estamos construindo um planejamento participativo, com foco na valorização e participação dos servidores e da comunidade. Recentemente, promovemos o curso da Rede de Cidadania e Saúde, com a formação de mais de 800 pessoas. São estratégias para aproximar o poder público da população e dos trabalhadores”, complementou Casarin.

O seminário contou também com a participação do diretor da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Itibagi Rocha Machado, e do diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Monaco.

O secretário Casarin destacou o fortalecimento da atenção básica

O secretário Casarin destacou o fortalecimento da atenção básica

Palestras
Durante o seminário, a doutora em Saúde Pública Laura Camargo Macruz Feuerwerker ministrou a palestra “Integração Ensino-Serviço na Perspectiva da Inter e Transdisciplinaridade”. Ela abordou a integralidade como um olhar singular na atenção básica e a importância de introduzir os estudantes para que conheçam a singularidade dos usuários, ressaltando a importância da equipe e da construção de relações de todos envolvidos nos processos de cuidado das pessoas.

Já a doutora em Saúde Pública Maria Elizabeth Hernandes Correa falou sobre a análise das experiências de integração trabalho e ensino para o SUS no município de Jundiaí.

Niza Souza
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/16/seminario-aborda-integracao-trabalho-ensino-para-o-sus/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original