14ª Semana de Museus discute antiga Jundiaí com série de atividades

Publicada em 17/05/2016 às 15:57

Em comemoração ao Dia Mundial dos Museus, nesta quarta-feira (18), o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí “Solar do Barão” promove uma série de atividades, dentro da 14ª Semana de Museus, com início também nesta quarta (18). A programação contém exposições, roda de conversas, palestras e ações educativas que se estendem até sábado (28).

LEIA TAMBÉM
Jundiaí debate sobre arqueologia de seus 400 anos
Orquestra Municipal estreia temporada na Virada Jundiaí
Estação Geek vai contar com presença de dublador e desfile de cosplay

Programação se estende até 28 de maio com exposição na Pinacoteca

Programação se estende até 28 de maio com exposição na Pinacoteca

Dividida em três módulos, a exposição principal, que inaugura as atividades, é a “Paisagens vistas e revistas: transformações e esquecimentos”, que aborda as seguintes vertentes da história antiga de Jundiaí: Jundiahy Indígena; Jundiahy de Taipa e Jundiahy Ferroviária.

Os tópicos vão contar com artefatos, documentos, imagens e registros diversos, que pretendem provocar um movimento à problematização de algumas paisagens culturais que marcaram a sensibilidade e a vivência dos moradores de Jundiaí, mas que, na atualidade, passam despercebidas.

Programação
Dentro da agenda, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes contempla a exposição “O Jardim Fepasa e seus caminhos: a sonhada flor de lótus”, até o sábado (28). O acervo contém documentos, fotos e documentário sobre o resgate histórico de antiga área de submoradia – hoje área urbanizada – Vila Tiradentes. A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, nº 109, Centro.

Semana de Museus aborda tema voltado à história antiga de Jundiaí

Semana de Museus aborda tema voltado à história antiga de Jundiaí

Já o Museu “Solar do Barão”, ainda na quarta (18), a partir das 14h, prepara a esperada mesa-redonda sobre pesquisa arqueológica e musealização do patrimônio arqueológico em São Paulo, com os convidados: Dra. Camila Wichers (UNB); Dr. Robson Rodrigues e Letícia Ribeiro (Fundação Araporã) e a mediadora Ms. Creusa Claudino da instituição Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

Mais
Também atividades externas abrilhantam a programação com o “Museu Andante”, que leva acervo móvel para a Emeb Carlos Foot, no Santa Gertrudes, na quinta-feira (19), das 18h às 22h. A ação objetiva levar exposições e oficinas aos bairros da cidade, visando despertar nas pessoas o olhar para seu cotidiano como cultura, ao dar novo sentido aos objetos e memórias.

No sábado (21), o “Múltiplas Temporalidades” reúne grupo de cerca de 20 pessoas na Esplanada Monte Castelo, às 8h, para um passeio guiado aos pontos históricos e culturais da região central de Jundiaí. Para participar, é preciso se inscrever antecipadamente no (11) 4521 – 6259.

O Museu Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, nº 762, Centro. A entrada para as atividades é gratuita.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/17/14a-semana-de-museus-discute-antiga-jundiai-com-serie-de-atividades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original