PAT e Banco do Povo são atrações de Ação Social no Novo Horizonte
Publicada em 20/05/2016 às 17:47O Núcleo Educacional Antonio Antonieta Cintra Gordinho estava tomado por crianças da região do Novo Horizonte na tarde desta sexta-feira (20). Algumas mostravam pinturas no rosto enquanto corriam pelo corredor. Outras se divertiam na quadra de vôlei da área externa e outras tantas eram capturadas por atividades nas salas da instituição.
Da cozinha, um bendito aroma de bolo de fubá somado ao de uma fornada de pães invadia os corredores e deixava aquela movimentação com cara de encontro de família. Na verdade, o Dicom (Dias da Comunidade), evento em sua nona edição realizado pela Fundação Cintra Gordinho com apoio da Prefeitura de Jundiaí, notabiliza-se justamente pelo clima familiar, em que os funcionários são chamados pelo nome e tidos como “membros da família” por toda a comunidade.
Mais de 3 mil pessoas são aguardadas no local, entre essa sexta e sábado (21). A ação social reúne no Núcleo diversos serviços, todos gratuitos, como atividades infantis, emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito, orientação sobre Previdência Social, oficina de culinária, corte de cabelo, palestras de combate à dengue, atrações artísticas, dança e muitos outros.
LEIA TAMBÉM
PAT de Jundiaí gera 600 empregos em cinco meses
Parque Tecnológico é atração da segunda edição do Empreende Digital
Banco do Povo é oportunidade de apoio e incentivo em tempos de crise
Era na sala ao fim do corredor que diversos serviços dividiam espaço e atraíam atenção dos pais. Ali estavam o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jundiaí (PAT), Banco do Povo Paulista e outros, como Centro Integrado da Cidadania (CIC), que oferta defensoria pública gratuita assim como emissão de RG para menores de idade e o Programa Recomeço Família, um valioso amparo a famílias de dependentes químicos. Todos os programas são estaduais, mas operam na cidade graças a um convênio com a Prefeitura.
Foi na mesa de atendimento do PAT que a jovem Jéssica de Assis, de 23 anos e moradora do bairro, chorou ao contar um pouco da sua vida. Sem emprego há três anos, ela depende de pequenos bicos para sustentar o filho de quase dois e pagar o aluguel no fim do mês. Ela não tem ajuda do pai da criança e busca, no PAT, uma oportunidade.
“Tenho cadastro no PAT e até já arrumei emprego na Astra graças ao Posto. Mas, por vários motivos, minha vida tomou outro rumo, me vi desempregada. Nas horas de aperto a gente faz até coisa errada.” E você fez? “Sim. Hoje, sou fichada na Polícia, mas a coisa que mais quero é trabalhar, até porque já paguei minha dívida com a Justiça”, chora.
Do outro lado da mesa, Gustavo Franco Grandi, atendente do PAT há 16 anos, que – com o tempo – abraçou a área social do seu trabalho. Engajou-se com fé na árdua recolocação profissional de pessoas com ficha na polícia, vindas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e do Centro POP (que cuida de moradores de rua). É graças à dedicação de pessoas como Gustavo, que muita gente vem conseguindo uma segunda chance.
“E com a mudança de endereço melhorou bastante pra gente que atende e pra quem busca trabalho. Melhorou a infraestrutura e agora estamos num espaço nosso, que não é adaptado”, conta. Naquele momento, ele já havia agendado entrevistas no PAT para dez pessoas.
“É gratificante o retorno que temos da comunidade. Quando a gente abraça a causa social, não largamos mais”, revela a coordenadora Márcia Regina Leme, enquanto era chamada pelo nome por um batalhão de crianças que a tratavam como sendo da família.
“O evento, que é anual, já faz parte do calendário do Núcleo e as pessoas esperam ansiosamente por isso. Ele é totalmente aberto à comunidade”, finaliza. Na parte da manhã, o Cras Novo Horizonte participou com apresentação de Maracatu.
Thiago Secco
Fotos: Alessandro Rosman
-
18/01/2025
Parceria entre UGADS e Alpino promove capacitação profissional para jovens do Cadastro Único
-
09/01/2025
Jundiaí tem saldo positivo em empregos e projeta 2025 com mais contratações
-
26/12/2024
Programa Jundiaí Empreendedora reverte impactos da pandemia e deixa legado econômico e social
-
17/12/2024
Com estratégia e inovação, Jundiaí traça caminho para o desenvolvimento econômico e social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original