Virada Jundiaí começa com atrações para todos os gostos

Publicada em 20/05/2016 às 21:39

Logo ao cair da noite desta sexta-feira (20), o ritmo do maracatu do Tambores de Inkice apresentou o cartão de visita do que será a Virada Jundiaí 2016. Se o aperitivo que deu a largada ao evento contagiou o público, o grupo Originais do Samba, que subiu ao palco montado na Praça Pedro de Toledo, a Praça da Matriz, logo após a cerimônia oficial de abertura, fez com que até os chamados “cinturas dura” arriscassem uns passinhos diante do desfile dos principais sucessos do conjunto criado em 1962 e com 54 anos de estrada.

CONFIRA AS FOTOS DA VIRADA JUNDIAÍ 2016

MAIS VIRADA JUNDIAÍ
Conselheiros do CEU das Artes tomam posse
Orquestra Municipal estreia temporada na Virada Jundiaí
‘Estação Geek’ vai contar com presença de dublador e desfile de cosplay

O grupo Originais do Samba relembrou antigos sucessos e movimentou a Praça da Matriz

O grupo Originais do Samba relembrou antigos sucessos e movimentou a Praça da Matriz

A Virada Jundiaí, com ao menos 115 atrações, prossegue neste sábado (21) e domingo (22) com atividades dos mais variados gêneros, entre dança, música e teatro, em 16 diferentes pontos da cidade. A programação é totalmente gratuita.

Ainda na noite sexta-feira, a Virada Jundiaí atraiu muita gente ao Parque Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Fãs se aglomeraram para ver de perto os principais shows da noite: o ‘Esmeraldas’ da cantora Tiê e toda a nostalgia do cantor e compositor Oswaldo Montenegro e a banda Brasil in Conserto.

O Museu Histórico e Cultural Solar do Barão, Teatro Polytheama e Sesc Jundiaí também receberam um bom público que foi conferir a programação da Virada Jundiaí 2016, organizada pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Cultura.

“A Virada Jundiaí como projeto organizado pela própria cidade nos deu muito mais mobilidade e condição de fazer uma programação mais diversificada com a presença de artistas nacionais, como Originais do Samba, Osvaldo Montenegro, Ira, Tiê, e, principalmente, artistas locais. Uma mudança importante que estabeleceu um novo caminho para nossa cultura”, disse o prefeito Pedro Bigardi, que esteve na abertura acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Baigardi, e da filha Patrícia.

A movimentação no Centro de Jundiaí começou no final da tarde. O grupo Tambores de Inkice, formado há seis anos, se reuniu em frente ao Fórum e subiu até a Praça da Matriz com a manifestação cultural que exalta a música folclórica pernambucana afro-brasileira.

Já o grupo Originais do Samba, com Bigode, um dos fundadores da banda ao lado do humorista Mussum, já falecido, na década de 60, Juninho, Marcos Scobb e Rogério Santos matou a saudade do público com músicas como Do Lado Direito da Rua Direita, Esperanças Perdidas, Tragédia do Fundo do Mar (Assassinato do Camarão), entre outras. Entre uma música e outra ,ouvia-se por parte dos integrantes da banda o eterno “Cacildis”, termo muito usado pelo ex-integrante Mussum.

“Estar em Jundiaí é uma grande honra para nós e esperamos voltar logo. O grupo se mantém vivo e unido como uma grande família. Se apresentar ao nosso público é algo que não tem preço, é muita alegria”, contou Bigode, único remanescente da formação original.

Prefeito ao lado do grupo Tambores de Inkice, de maracatu

Prefeito ao lado do grupo Tambores de Inkice, de maracatu

O secretário de Cultura, Jean Camoleze, acredita que a Virada Jundiaí é mais um passo para transformar e humanizar a cidade. “Reunimos artistas que agrade a todos os gostos por meio de sua música, dança e teatro. Esta Virada é um evento feito para todas as pessoas”, comentou.

O representante da Câmara Municipal, o vereador Gérson Sartori, destacou a alegria que a Virada Jundiaí traz para a cidade. “Em tempos de intolerância e violência no mundo inteiro, Jundiaí dá exemplo. Observamos aqui a convivência entre famílias e amigos e é este o clima que faz a cidade avançar com harmonia e alegria.”

A noite de sexta-feira na Praça da Matriz terminou com o samba raiz do Panela Preta.

Participaram da abertura oficial da Virada Jundiaí 2016 a secretaria de Agricultura e Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; de Relações Institucionais, Liráucio Tarini Júnior; assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino; coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM), José Carlos Pires; diretor da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), Pedro Rocha Lemos; superintendente da TVE, Thiago Godinh; e titular da Coordenadoria do Trabalho, Emprego e Renda, Vítor Machado, além do vereador Paulo Malerba.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/20/virada-jundiai-2016-comeca-com-atracoes-para-todos-os-gostos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original