Campanha alerta sobre importância da prevenção do câncer bucal
Publicada em 30/05/2016 às 16:50Alertar à população para a importância do autoexame na prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal. Esse é o foco da campanha “Sorria para a vida”, que a regional de Jundiaí da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), com apoio da Prefeitura, promove anualmente na cidade. Este ano, a ação está marcada para o sábado (11), das 9h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro, e tem como tema “Tudo começa aqui. Boca saudável, corpo saudável”.
LEIA TAMBÉM
Nova diretoria da Faculdade de Medicina toma posse
São Vicente cria ambulatório para pacientes cardíacos crônicos
Campanha de vacinação contra gripe se encerra nesta terça-feira (31)
O presidente da regional, José Antônio Kachan Júnior, explica que o câncer bucal é uma doença silenciosa e grave, que atinge cerca de 15 mil pessoas por ano. Segundo ele, mais de 30% das pessoas diagnosticadas com a doença morrem. “Mas o diagnóstico precoce pode reduzir muito esse índice de óbitos. É por isso que fazemos essa campanha anual”, diz Kachan, destacando que a doença tem crescido de forma alarmante na população jovem. “Uma das causas é a infecção por HPV, vírus contraído por contato sexual desprotegido”, alerta.
Em Jundiaí, a ação vai contar com 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, que vão atender a população em dois consultórios montados na praça.
Conforme explica Kachan Júnior, as pessoas que participarem no local vão passar por uma avaliação. Os casos suspeitos vão ser encaminhados para o ambulatório do Hospital São Vicente e para o Centro de Especialidades Odontológica (CEO), da Secretaria de Saúde, para o tratamento.
Durante a ação os profissionais também vão ensinar e orientar as pessoas como fazer o autoexame bucal, além de distribuírem folhetos explicativos. “Nossa expectativa é atender 1.500 pessoas”, estima Kachan Júnior.
Sintomas
A principal orientação dos profissionais é criar o hábito do autoexame e, caso perceba algum sintoma, procurar um dentista imediatamente. Os principais sintomas são feridas e aftas por mais de 15 dias e manchas escuras na língua, céu da boca ou bochecha, além da presença de nódulos nas vias aéreas. “Como cirurgião-dentista tenho percebido que os pacientes demoram muito para procurar ajuda, retardando muito o diagnóstico”, afirma Kachan Júnior.
Até pouco tempo atrás, o câncer era mais comum em idosos com próteses dentárias mal adaptadas, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Mas a campanha deste ano também chama a atenção para a grande incidência da doença em adultos mais jovens, entre 35 e 45 anos, que também têm o HPV (doença sexualmente transmissível). Um estudo do Hospital AC Camargo aponta que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o HPV.
A ação também conta com apoio da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD) e do Hospital São Vicente.
Assessoria de Imprensa
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original