Revitalização do Centro das Artes segue intensa
Publicada em 03/06/2016 às 14:55Quem passa pela rua Barão de Jundiaí pode não perceber, mas a movimentação é intensa por trás dos tapumes da obra de revitalização do Centro das Artes. O prédio histórico, tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), está sendo restaurado pela Prefeitura e em breve vai voltar a cumprir sua vocação de espaço voltado à arte e à cultura.
LEIA TAMBÉM
‘Sexta no Centro’ tem edição especial de festa junina
Oficinas do Complexo Fepasa ganham limpeza no mês de junho
Semana do Meio Ambiente discute acessibilidade e práticas da natureza
Na manhã desta sexta-feira (3), equipes da Prefeitura e da construtora responsável pela obra estiveram no local para uma visita técnica. O trabalho por lá não para. O telhado já foi todo restaurado mantendo a característica original e a nova configuração do prédio começa a ganhar forma. A fachada e a estrutura também vão ser preservadas, mas o layout interno está sendo adaptado para receber os movimentos culturais da cidade.
O prefeito Pedro Bigardi destacou que a ideia da revitalização é dar mais vida ao Centro das Artes e oferecer um novo espaço para os artistas da cidade. “Espero que a ocupação seja espontânea, uma extensão da rua”, diz, chamando a atenção para a Sala Glória Rocha. “O teatro vai ficar muito bonito, moderno e acessível. Essa foi uma preocupação do projeto, que prevê toda a acessibilidade, com elevadores, rampas de acesso, piso tátil, banheiros adaptados. Teremos um novo teatro transformado para a cidade de Jundiaí.”
O secretário de Cultura, Jean Camoleze, que também acompanhou a visita, explica que o projeto atende a uma demanda antiga dos artistas da cidade. “Além do teatro, com capacidade para 290 lugares, o local vai ganhar um miniteatro para até 80 pessoas e espaços de convivência que podem receber pequenas apresentações musicais”, ressalta.
O saguão vai abrigar uma praça pública coberta, salas de ensaio, miniteatro, bilheteria, cafeteria e banheiros. No pavimento superior, vão estar mais uma sala de ensaio, o foyer, o teatro Sala Glória Rocha e banheiros.
O projeto foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Cultura. “Esse local tem valor histórico para a cidade. Eu mesmo, como muitos dos jundiaienses, vivi grandes momentos neste local”, lembra o prefeito.
Os secretários José Roberto Aprillanti Júnior (Obras) e Daniela da Camara (Planejamento e Meio Ambiente) também acompanharam a visita.
Niza Souza
Fotos: Cleber de Almeida
-
27/12/2024
Arquivo Histórico levará o nome da professora Maria Angela Borges Salvadori
-
27/12/2024
Parceria com a Dinamarca garante mais um intercâmbio para bailarinos da Cia. Jovem de Dança
-
27/12/2024
Museus em Jundiaí são atração no mês de dezembro
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
Baixe as fotos desta notícia na resolução original