Semana do Meio Ambiente 2016 tem início com eventos simbólicos

Publicada em 06/06/2016 às 15:59

A Semana do Meio Ambiente 2016, que segue até domingo (12) com diversas atividades em Jundiaí, teve início no fim de semana com eventos simbólicos em meio a manifestações relacionadas por pesquisadores com as mudanças climáticas em andamento no mundo todo.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Gestão de Pessoas promove oficina no Jardim Botânico
Jundiaí salta para 6º lugar estadual no ‘Programa Município Verde e Azul’

No sábado (4) houve uma oficina de hortas urbanas na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), no Jardim Florestal, e outra oficina com conversa com agricultor orgânico no Sesc Jundiaí e no Jardim Botânico, ambas com um grupo numeroso de participantes.

Prática de yoga no Parque da Cidade foi parte da programação

Prática de yoga no Parque da Cidade foi parte da programação

No domingo (5) foi a vez da caminhada consciente com prática de yoga no Parque da Cidade, que teve ações no Jardim Japonês e prática de exercício de meditação em área coberta.

Além dessas ações, uma quarta atividade, chamada de Pedalão Solidário, foi transferida para os dias 18 e 19 de junho nos mesmos horários.

Foco na visão ambiental
A programação reúne ações diretas da Prefeitura de Jundiaí ou de parceiros com apoio da administração. “Como gestores da área, articulamos ações de diversos setores relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente e que buscam ampliar essa conscientização”, afirma o diretor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon.

Ele lembra que também existem outras iniciativas sendo tomadas voluntariamente por moradores, escolas e instituições em escala individual ou localizada e que merecem ser valorizadas. O próprio tema da oficina de hortas urbanas conta com diversos casos na cidade, assim como ocorre no debate sobre a agricultura local ou o evento sobre yoga.

Novas oportunidades na semana
Nesta terça-feira (7) é a vez de uma oficina de jardinagem com turmas às 9h e às 14h no Parque do Engordadouro (avenida André Costa, 1.595) orientada pela especialista Luciana Moraes, da Secretaria de Serviços Públicos. As reservas gratuitas podem ser feitas pelo formulário.

INSCREVA-SE NA OFICINA DE JARDINAGEM

Turma de hortas urbanas abriu fim de semana

Turma de hortas urbanas abriu fim de semana

Na quarta (8), os servidores públicos recebem, no intervalo de almoço, duas sessões de vídeos, às 12h30 e às 13h30 no terceiro andar do Paço Municipal, com os curtas “A Maior Flor do Mundo” e “Man”.

No mesmo dia ocorrem diversas atividades para professores sobre o tema “A Educação Ambiental como Integradora Curricular”, organizada pela Secretaria de Educação. Todas as vagas foram preenchidas.

Na quinta (9) é a vez do evento “Bem Viver e Ecologia Profunda”, aberto a todos os interessados, das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal. Os convidados são Mário Sakaguti, Lilian Tvardovskas e Vanessa Peres, do Instituto Ad Lúmen, e Marcelo Pilon, da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O evento inclui uma apresentação do Projeto de Monitoramento da Fauna da Serra do Japi.

No sábado (11), das 8h30 às 11h30, ocorre, no Jardim Botânico (avenida Antonio Frederico Ozanan, 6.400) a oficina de produção de mudas de plantas aromáticas e medicinais para servidores. O evento tem parceria da Secretaria de Gestão de Pessoas e Secretaria de Serviços Públicos e as vagas podem ser consultadas em 4589-8750 ou 4589-8734.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

No domingo (12), das 9h30 às 11h, o Jardim Botânico recebe também o evento de dança circular “Dançando Pela Terra”, aberto a todos os interessados, com orientação das focalizadoras Viviana Mola, Ozeneide Machado e Fátima Vianna. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Públicos.

No mesmo domingo (12), das 8h30 às 12h30, é o ato anual de Limpeza do Rio Jundiaí-Mirim. A iniciativa é de Jornada Sub Mergulho, com apoio da DAE, Polícia Ambiental, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e outros. A concentração para a caravana vai ser às 8h, na avenida Humberto Cereser, 2.650 (em frente ao Restaurante Bistecão).

E ainda no domingo (12) ocorre a curiosa oficina sobre plantas alimentícias não convencionais, das 14h às 17h, na Sala de Múltiplo Uso 1, do Sesc Jundiaí. A ideia é mostrar plantas chamadas de daninhas nas calçadas das cidades mas que muitas delas são vegetais resistentes e de alto valor nutricional, podendo ser cultivadas em casa. Com orientação da ArboreSer e parte prática no Jardim Botânico, o evento tem parceria da Secretaria de Serviços Públicos.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/06/semana-do-meio-ambiente-tem-inicio-com-eventos-simbolicos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original