Animais da Serra do Japi são tema de palestra no Paço

Publicada em 08/06/2016 às 18:36

O resultado do primeiro ano de atividades do programa de “armadilhas fotográficas” da Prefeitura de Jundiaí é a principal atração da palestra desta quinta-feira (9) na Semana do Meio Ambiente. Com sensores de movimento, os cinco aparelhos usados inicialmente para registrar a fauna da Serra do Japi fizeram 790 filmagens em período noturno e 427 filmagens em período diurno, totalizando 7.392 horas de registros.

LEIA TAMBÉM
Programação Completa

Mesa discute inclusão de deficientes e meio ambiente
Mapas ambientais enriquecem novo Plano Diretor Participativo
Jundiaí salta para 6º lugar estadual no ‘Programa Município Verde e Azul’

O exemplo de imagens pode aumentar a proteção da Serra do Japi

O exemplo de imagens pode aumentar a proteção da Serra do Japi

Uma seleção desses registros será apresentada exclusivamente na palestra das 14h às 17h, no auditório do oitavo andar do Paço Municipal (avenida da Liberdade, s/n, Jardim Botânico), antecedida por palestras sobre os temas do Bem Viver e da Ecologia do Ser com integrantes do Instituto Ad Lúmen e da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

De acordo com o diretor Marcelo Pilon, o trabalho do projeto-piloto, que deve ser aplicado futuramente para o monitoramento de fauna em fragmentos naturais da cidade e de sua zona rural, além de educação ambiental, mostra imagens surpreendentes de espécies nativas, como o gavião-carrapateiro, o gato-mourisco, o tapeti ou o inhambu-chororó e também a ameaça de invasão de espécies exóticas como cachorro ou pardal.

Além dele, o evento tem palestras de integrantes do Ad Lúmen com Mário Masaru Sakaguti (mestre em ecologia aplicada), Lilian Saturnino Tvardovskas (musicoterapeuta) e Vanessa Peres (desenvolvimento humano de gestores).

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/08/animais-da-serra-do-japi-sao-tema-de-palestra-no-paco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original