Campanha contra câncer bucal vai atender população neste sábado (11) no HSVP

Publicada em 09/06/2016 às 17:02

O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo e a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, Regional de Jundiaí (APCD) faz, neste sábado (11), a campanha de prevenção de câncer bucal “Sorria para a Vida – Boca Saudável, Corpo Saudável”. A ação conta com apoio da Prefeitura de Jundiaí e será na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), no Centro.

LEIA TAMBÉM
Fórum de Segurança será transmitido ao vivo

Mesa discute inclusão de pessoas com deficiência e meio ambiente
Semads presta atendimento às famílias atingidas pelas chuvas no Mato Dentro

A campanha tem foco nos jovens

A campanha tem foco nos jovens

A ação começa às 9h e segue até as 17h. Cerca de 20 profissionais voluntários, entre cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal, vão atender a população em uma Odontovan equipada com consultório dentário ambulante.

A campanha tem foco nos jovens, faixa etária em que a incidência da doença tem crescido de forma alarmante – cerca de 300% nos últimos 10 anos – devido à infecção por HPV contraída por contato sexual desprotegido.

O exame é gratuito, rápido, indolor e seguro. Qualquer pessoa pode ser examinada, principalmente idosos, fumantes, usuários de próteses dentárias e adolescentes. Além de fazerem os exames, os voluntários também orientam a população e distribuem folhetos explicativos.

As pessoas que apresentarem lesões bucais suspeitas serão encaminhadas para biópsia no ambulatório de especialidades do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo ou para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), da Secretaria de Saúde, para tratamento.

O presidente da APCD Regional Jundiaí, José Antônio Kachan Júnior, explica que o câncer bucal é uma doença silenciosa e grave, que atinge cerca de 15 mil pessoas por ano. Segundo ele, mais de 30% das pessoas diagnosticadas com a doença morrem.

“Mas o diagnóstico precoce pode reduzir muito esse índice de óbitos. É por isso que fazemos essa campanha anual”, diz Kachan, destacando que a doença tem crescido de forma alarmante na população jovem. “Uma das causas é a infecção por HPV, vírus contraído por contato sexual desprotegido”, alerta.

Sintomas
A principal orientação dos profissionais é criar o hábito do autoexame e, caso perceba algum sintoma, procurar um dentista imediatamente. Os principais sintomas são feridas e aftas por mais de 15 dias e manchas escuras na língua, céu da boca ou bochecha, além da presença de nódulos nas vias aéreas. “Como cirurgião-dentista tenho percebido que os pacientes demoram muito para procurar ajuda, retardando muito o diagnóstico”, afirma Kachan Júnior.

Até pouco tempo atrás, o câncer era mais comum em idosos com próteses dentárias mal adaptadas, fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas. Mas a campanha deste ano também chama a atenção para a grande incidência da doença em adultos mais jovens, entre 35 e 45 anos, que também têm o HPV (doença sexualmente transmissível). Um estudo do Hospital AC Camargo aponta que 32% dos tumores de boca em jovens têm associação com o HPV.

Assessoria de Imprensa
Fotos: reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/09/campanha-contra-cancer-bucal-vai-atender-populacao-neste-sabado-11/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original