Fórum de Segurança deixa legado para reflexão e estudos

Publicada em 09/06/2016 às 14:49

Palestrantes, autoridades, especialistas da área de segurança e público deixaram o auditório da Universidade Paulista (Unip), no início da noite de quarta-feira (8), convencidos de que o 1º Fórum Municipal de Segurança Pública atingiu todas as expectativas e que deixou um legado para a reflexão e estudos sobre o tema “Construindo Estratégias Para Ampliar a Integração”.

O Fórum foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) com a proposta de mostrar que o trabalho compartilhado entre todos órgãos ligados ao setor, sejam eles públicos ou privados, é a solução para uma política de segurança eficiente.

LEIA TAMBÉM
Fórum de Segurança Integrada em Jundiaí é sucesso
Prefeitura age rápido para amenizar prejuízos da chuva
Fórum de Segurança Integrada tem repercussão positiva em Campinas

Para o coordenador do GGIM, José Carlos Pires, sucesso superou as expectativas

Para o coordenador do GGIM, José Carlos Pires, sucesso superou as expectativas

“Este Fórum deixou explícito a importância do trabalho compartilhado e a integração das forças de segurança. O Brasil é carente deste tipo de iniciativa. A partir do momento que se integra as forças policiais e exista uma comunhão de interesses, uma comunhão de objetivos em prol da segurança pública, do estado brasileiro e da população chega-se ao consenso de como podemos utilizar os recursos públicos em benefício da segurança no País. Foi isso que debatemos”, comentou o coronel de ligação do Exército Brasileiro, Rogério Winter.

O militar ministrou a segunda palestra prevista na programação do Fórum e desenvolveu o tema “Conceito de Tecnologia e Inteligência na Segurança Pública”, um dos mais esperados pelos participantes. O coronel abordou guerra cibernética, comando e controle, segurança de redes de computadores e análise de ‘malware’ (softwares usados para se infiltrar em computadores de forma ilícita com o propósito de provocar danos ou roubos de informações).

As palestras contaram com debatedores especialistas em segurança e todos, sem exceção, elogiaram a programação. “Excelente, espero que seja o primeiro de muitos. É um exemplo louvável este evento. Jundiaí está de parabéns e espero que toda a região ganhe na materialização do que discutimos aqui”, comentou o delegado da Polícia Federal, regional Campinas, Paulo Vibrio Júnior.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, que fechou o ciclo de palestras com “Tecnologia Aplicada na Segurança Pública”, disse que assuntos complexos foram destacados durante o Fórum. “Soluções buscadas através de diferentes atores certamente vão ter resultados mais proveitosos em prol da população. Foi este o legado que este importante Fórum nos deixou”, comentou.

Para o coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires, o sucesso do evento superou as expectativas. “Foram debates de muita qualidade e conseguimos ampliar a visão da integração. A partir de agora, o trabalho terá mais fluidez por conta das ideias e sugestões que pudemos retirar deste Fórum”, ressaltou.

Alunos da Unip elogiaram a chance de enriquecer conhecimento na área de segurança

Alunos da Unip elogiaram a chance de enriquecer conhecimento na área de segurança

Alunos dos cursos de Direito e Engenharia Elétrica da Universidade Paulista (Unip), Nádia Angeloni e Róbson Gonçalves, elogiaram a iniciativa. “Entender os meandros da criminalidade, os meios de prevenção e discutir ações é algo importante para nós estudantes”, disse Nádia. “A administração pública acertou em promover este Fórum e dar a oportunidade para a sociedade participar. Foi a chance de enriquecermos o conhecimento e saber sobre as atividades ligadas à segurança que estão em evidência”, destacou Gonçalves.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/09/forum-de-seguranca-deixa-legado-para-reflexao-e-estudos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original