Serviços Públicos faz mutirão em áreas atingidas por fenômeno
Publicada em 11/06/2016 às 17:10Equipes da Secretaria de Serviços Públicos, que compõem o Gabinete de Gestão de Riscos, intensificaram, neste sábado (11), as ações nas regiões atingidas pelas microexplosões, fenômeno que combina chuva, granizo, descargas elétricas e ventos acima de 100km/h, no último domingo (5).
LEIA MAIS
Semana do Meio Ambiente tem atividades no fim de semana
Ao menos 100 homens equipados, caminhões e máquinas retroescavadeiras trabalharam intensivamente no corte de galhos, recuperação de estradas e prestaram ajuda aos moradores que tiveram suas casas afetadas. De acordo com o secretário Aguinaldo Leite, que esteve no local e visitou as famílias, o megamutirão vai continuar neste domingo (12) com a força-tarefa redobrada. Na segunda-feira (13) os trabalhos continuam.
“Desobstruímos as estradas e com a religação da energia, concentramos agora no trabalho de remoção de troncos e galhos, além de prestar ajuda aos moradores, que trabalham incansavelmente na retirada do entulho e árvores que foram arrancadas”, comenta o secretário.
Aguinaldo Leite fez questão de entrar nas casas e para saber o que cada morador necessita e o que poderá fazer por cada um dentro do papel que cabe à Prefeitura. “Foi um fenômeno atípico e, neste momento, temos que ajudar em tudo que for possível”, comentou. ” Não vamos parar de trabalhar.”
Desde o início da semana, equipes percorrem os bairros Mato Dentro, Rio Acima, Jundiaí Mirim, Caxambu, Roseira, Corrupira e Vista Alegre, os mais atingidos. O trabalho foi e continua intenso. Defesa Civil, Serviços Públicos, Saúde, Trânsito, Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) passaram a semana nos locais numa força-tarefa que teve como proposta amenizar o mais rápido possível os estragos provocados pela tempestade.
Equipes de agentes comunitários de saúde da Unidade Básica do Rio Acima prestaram assistência aos moradores do bairro Mato Dentro. Os agentes participaram da campanha de arrecadação de alimentos, colchões e cobertores e estiveram na igreja do bairro ajudando na arrecadação e distribuição das doações.
“É um momento muito difícil, mas ter a Prefeitura do nosso lado já é algo confortante. Toda a ajuda é sempre bem-vinda. Receber um secretário em minha casa é sinal de que não estamos sozinhos”, comentou Carla Floriano, que teve sua chácara atingida pela tormenta. “Agora vamos focar na reconstrução e contar com o apoio da Prefeitura é importante. Estes homens que estão aqui já fizeram muito por nós todos”, comentou Edir da Paz.
Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
16/06/2023
Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades
-
15/05/2023
Programa Cidade Limpa tem início no vetor Oeste
-
07/05/2023
Revitalização do Centro avança com apoio de moradores e comerciantes
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original