Trançando Arte atrai gerações em dia de cultura afro

Publicada em 12/06/2016 às 18:44

Shows, dança, desfile, a presença de expositores e das famosas trançadeiras, apontadas como as “meninas dos olhos” do evento. A programação diversificada fez da 7ª edição do Trançando Arte Brasil um sucesso absoluto. O evento foi realizado neste domingo (12) no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, com entrada gratuita e a participação de um público de diversas gerações.

LEIA TAMBÉM
Sexta no Centro embala cidade com sertanejo, comida e forró
Academia Jundiaiense de Letras homenageia Benedito Storani

Público participa da selfie oficial do Trançando Arte na tarde de domingo no Parque da Uva

Público participa da selfie oficial do Trançando Arte na tarde de domingo no Parque da Uva

O Trançando Arte Brasil, promovido pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), proporcionou um Dia dos Namorados diferenciado para quem passou pelo Parque da Uva.

Também atingiu seus principais objetivos que são a democratização da arte e da cultura africana, bem como promover o encontro de diversos mundos, com a proposta de valorizar a comunicação, a expressão artística e os traços culturais, como a linguagem e os costumes regionais.

“É um resgate da cultura da mãe África, que a cada ano faz aumentar o interesse do público. É um evento que leva em seu contexto principal a aplicação da política pública da igualdade racial. O Trançando Arte não é simplesmente para reunir artistas e pessoas e sim significa a materialização de um ponto específico dentro da política de ação afirmativa”, define o assessor especial para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, organizador do evento.

Big Chico colocou o público para dançar em umd os shows do Trançando Arte neste domingo

Big Chico colocou o público para dançar em umd os shows do Trançando Arte neste domingo

Apresentações como de Big Chico e banda, Mc Soffia, Grupo Afroragga e o balanço do soul de Dom Paulinho e Banda Fabulosa foram algumas das atrações que fizeram o público dançar noite à dentro.

“Fico muito feliz em fazer parte deste evento, que divulga a cultura negra para Jundiaí e região. O Trançando Arte trabalha a autoestima e o orgulho do negro e isso é importante para nossa comunidade”, destaca o cantor Big Chico pouco antes de sua apresentação.

O prefeito Pedro Bigardi, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Bigardi, prestigiou o evento e citou que a cada edição a participação do público aumenta.

“É uma alegria muito grande estar aqui para acompanhar esta reverência à cultura negra através da música e das artes. É importante também sempre lembrarmos da convicção de que não podemos aceitar a desigualdade, o preconceito e a intolerância. Temos que superar tudo isso para a construção de uma sociedade cada vez mais humana e solidária. É isso que o Trançando promove”, ressalta o prefeito.

No embalo dos shows, a fila em busca do trabalho das trançadeiras cresceu a cada hora do evento. “No ano passado me interessei, mas só este ano tomei coragem. Estou amando”, diz Alessandra Kuntz, enquanto esperava o fim do trabalho de Saulo Braids. “As tranças atraem o público e algumas chegam a demorar até cinco horas”, revela Braids.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/12/trancando-arte-atrai-geracoes-em-dia-de-reverencia-a-cultura-afro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original