Redescubra a Jundiaí contemporânea em “Acrópole”
Publicada em 16/06/2016 às 15:55A mais importante publicação brasileira sobre arquitetura e urbanismo do século XX, a revista Acrópole pode ser consultada digitalmente em todas as suas edições de 1938 a 1971. Mas a leitura e o entendimento de como o modernismo de que foi estandarte entre 1950 e 1965 se articulou com a obra de Vasco Venchiarutti, e sua futura atuação como arquiteto e prefeito em Jundiaí, somente pode ser entendido na exposição de mesmo nome que permanece na Pinacoteca Municipal até 8 de junho.
A organização da mostra, feita pelo arquiteto Eduardo Carlos Pereira e pela museóloga Maria Paula Pestana Barbosa, foi a partir da coleção impressa que pertenceu ao próprio Vasco. Em um trabalho minucioso, observaram as articulações de obras como Parque da Uva, Bolão, Viaduto São João, Avenida Jundiaí, Edifício Carderelli e preocupações de planejamento urbano com a definição de zona industrial, a zona rural, zona das serras e a própria zona urbana.
“Foi um marco da época, que não deve ser visto somente de maneira individual, mas de toda a cidade naquele momento e que caracteriza a Jundiaí contemporânea que temos até agora”, afirma Eduardo.
Também Maria Paula destaca que a exposição resultou de um longo trabalho de recuperação física da coleção, agora invisível para os visitantes, com técnicas detalhistas sobre o desgaste do tempo.
A exposição contou com o apoio da Prefeitura, por meio do Programa Estímulo, da Secretaria de Cultura.
A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 102 (no antigo prédio do Grupo Escolar Siqueira de Moraes, na Esplanada Monte Castelo) e a exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 10h às 13h.
LEIA MAIS
Centro de Convivência e Geração de Renda é lançado
Casa das Letras e Artes recebe oficinas do Projeto ‘Poiesis’
Conselho de Políticas Sobre Drogas promove Semana de Reflexão
Centro de Artes e Esportes Unificados recebe inscrições até dia 25 para oficinas
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original