Centro de Convivência e Geração de Renda é lançado

Publicada em 15/06/2016 às 17:27

Um espaço público amplo, articulado entre as redes de atenção à saúde, onde serão oferecidos à população ações para sociabilidade, produção e intervenção cultural. Essa é proposta do Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (Cecco), inaugurado nesta quarta-feira (15) pela Prefeitura de Jundiaí.

O Cecco é ligado à Secretaria de Saúde, mas a proposta é que o espaço receba atividades ligadas à outras pastas que promovam saúde e geração de renda, como Esportes, Cultura, Educação, Fundo Social de Solidariedade (Funss) e Coordenadoria do Trabalho.

“É um equipamento intersetorial e oferece uma ótima estrutura para inúmeras ações. É um projeto inédito na cidade, que traz toda a nova concepção de promoção de saúde preconizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

LEIA TAMBÉM
Funcionários e usuários comemoram novo espaço da UBS
Prefeitura e Faculdade de Medicina previnem contra o vitiligo

Jundiaí ganha protocolo oficial da rede de proteção aos idosos nesta quarta

Prefeito e autoridades inauguraram oficialmente o espaço

Prefeito e autoridades inauguraram oficialmente o espaço

O ambiente conta com três salas multiuso, uma cozinha experimental, salão principal com palco para eventos e amplo espaço para horta, além da área administrativa. “Temos de pensar na saúde não apenas como curativa, mas com ações preventivas. E isso se faz melhorando as condições de vida da população, com atividades físicas, cultura, educação, cursos”, completou o prefeito Pedro Bigardi. “Esse é um espaço importante e queremos que a comunidade use-o plenamente.”

A gerente do Cecco, Fernanda Torres Apolônio, que faz parte da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), lembrou que o centro de convivência é uma demanda antiga dos profissionais da área. “É um desejo que agora está se tornando realidade. É uma alegria fazer parte desse projeto”, disse.

Também presente à cerimônia de inauguração, o coordenador do Trabalho, Emprego e Renda, Vitor Machado, destacou o potencial do novo espaço e afirmou que a intenção da Coordenadoria é promover cursos de formação e atividades, inclusive nos finais de semana, no local.

No local já estão sendo realizadas atividades como dança circular e lian gong, em parceria com a UBS Morada das Vinhas; relaxamento e massagem, em parceria com o Nasf; e ginástica artística e corporal, em parceria com a Secretaria de Esportes.

Espaço intersetorial à disposição da comunidade

Espaço intersetorial à disposição da comunidade

Também está prevista, para o segundo semestre, uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Educação, com conteúdo voltado para o ensino de conceitos de economia solidária.

“Estamos promovendo articulações também com outras secretarias e coordenadorias com objetivo de ampliar as ações”, reforça o secretário de Saúde.

Participaram ainda da cerimônia os secretários João Guilherme Maffia (Esportes e Lazer), Valéria Silveira de Oliveira (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Mary Fornari (Gestão de Pessoas), Jean Camoleze (Cultura) e Rose Novaes (Obras), o coordenador do GGIM, José Carlos Pires (GGIM), e o superintendente da TVE, Thiago Godinho.

O Cecco fica na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220, no Parque Continental.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/15/prefeitura-inaugura-centro-de-convivencia-e-geracao-de-renda/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original