Jundiaí traz novas tecnologias da Hortitec 2016

Publicada em 24/06/2016 às 17:25

Visitas técnicas são parte das ações de reforço do setor agrícola

Visitas técnicas são parte das ações de reforço do setor agrícola

Um mundo renovado para o setor agrícola foi o saldo da visita técnica organizada pela Prefeitura, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a Hortitec 2016 com um grupo de 40 agricultores representando o município e até cidades vizinhas nessa quinta-feira (23).  

Desde novas variedades de plantas maiores ou menores que os padrões convencionais até tecnologias que permitem o plantio em espaços menores de solo, além de todos os equipamentos e insumos desenvolvidos no mercado ou em instituições de pesquisa, fizeram companhia às tradicionais flores em Holambra, sede da 23ª edição dessa exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí é confirmada como ‘Interesse Turístico’
Jundiaí define agenda para indicação geográfica da uva
Inverno é a estação do vinho familiar nas 16 vinícolas familiares de Jundiaí

Entre os casos relacionados com as tendências brasileira e mundial por alimentos saudáveis, estavam equipamentos de processamento mínimo de hortaliças e vegetais que são comercializados prontos para o consumo (como cortadores de folhas), seletores de mudas em tubetes, injetores de insumo, cartilhas de agricultura responsável e, principalmente, novas variedades da iniciativa privada e instituições públicas de hortaliças, legumes, frutas, tubérculos, cogumelos, pimentas ou flores.

O grupo visitou também estandes de equipamenots

O grupo visitou também estandes de equipamenots

O destaque para o grupo técnico de Jundiaí, entretanto, esteve nas modernas tecnologias de cultivo protegido, de plantio semi-hidropônico com uso de “bags” de solo de nutrientes e na multiplicação de dispositivos preventivos biológicos.

Outras curiosidades também estiveram em levantamentos aéreos feitos por veículos não tripulados (VANT), conversor e gerador portátil com uso de painel solar, novos tratores de pequeno porte e novos softwares de controle de pulverizações, entre muitos outros.

Participaram também representantes do setor de agronegócio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, como o diretor Gilberto Bardi, os engenheiros agrônomos Felipe de Oliveira Magro, Lourival Dantas  Fagundes e o técnico Ludeir Pereira da Silva Filho.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/24/jundiai-traz-novas-tecnologias-da-hortitec-2016/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original