Jundiaí define agenda para indicação geográfica da uva

Publicada em 17/06/2016 às 18:27

Uma reunião de trabalho com o Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (16), na Prefeitura de Jundiaí, contou com as principais instituições agrícolas da cidade para a definição da nova agenda preparatória para o registro nacional de indicação geográfica da uva Niagara Rosada.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí abre encontros sobre plano de metas regionais
Semana do Meio Ambiente deixa legado simbólico

Segunda safra de Niagara Rosada reforça Jundiaí como Terra da Uva

As uvas Niagara Rosada e derivados são o foco: valorização

As uvas Niagara Rosada e derivados são o foco: valorização

Participaram a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo (SMAAT), a Associação Agrícola de Jundiaí (AAJ), a Cooperativa Agrícola dos Produtores de Vinho (AVA) e a Escola Técnica Estadual Benedito Storani.

O objetivo da nova agenda é valorizar a uva de Jundiaí e cidades parceiras na região e também seus derivados como suco ou vinho.

Os especialistas Augusto Luís Billi e Francisco Mitidieri abordaram com o grupo alguns casos de indicação de procedência (IP) ou denominação de origem (DO) tanto no Brasil quanto no exterior. Os dois procedimentos são variações específicas da indicação geográfica e envolvem também a parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Além da história dessa variedade de uva em Jundiaí, o presidente da AVA, Amarildo Martins, lembrou que a cidade continua a fazer história, como no caso do envasador móvel de vinho, novamente pioneiro no Brasil.

O debate reuniu ainda Renê Tomaseto, da Associação Agrícola, Eduardo Alvarez, da Escola Técnica, e os diretores da pasta, Marcela Moro e Gilberto Bardi além de técnicos e produtores como o vitivinicultor Márcio Tancredi.

Entre outros pontos foram destacados o novo curso técnico estadual com laboratórios de Viticultura e Enologia, a importância da marca simbólica de Terra da Uva para o crescente turismo rural, o mercado também crescente para suco de uva e vinho familiar especializado, os dados acumulados nas duas unidades locais do Instituto Agronômico (Engenharia Agrícola e Fruticultura) e as características organolépticas dessa fruta (“terroir” no termo em francês usado mundialmente) na cidade e região.

Os novos passos são o debate sobre o foco dos estudos da indicação geográfica e seus efeitos no mercado interno ou externo, o avanço na definição de um regulamento de seu uso (relacionado com aspectos tradicionais de produção e suas inovações) e as novas relações de autonomia dos produtores reunidos em cooperativas diante da estrutura verticalizada anterior. A agenda vai ser coordenada pela Prefeitura de Jundiaí e Associação Agrícola de Jundiaí. Mais informações em 4589-8581.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman e Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/17/jundiai-define-agenda-para-indicacao-geografica-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original