Curso de introdução à programação tem inscrições gratuitas abertas na cidade

Publicada em 29/06/2016 às 17:26

O Centro de Informática da Secretaria de Educação tem novidades no segundo semestre. O órgão, localizado no Complexo Argos, inicia o curso de introdução à programação, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As inscrições vão ser abertas no dia 12 de julho. O novo curso gratuito vai ter, ao todo, 36 horas de duração.

O objetivo é introduzir os alunos à programação com a linguagem Python (linguagem livre, até para projetos comerciais, que pode ser utilizada para programar para web, desktops e mobile). Inicialmente, vão ser abertas 16 vagas. As aulas vão ser ministradas às segundas-feiras, das 19h às 21h, por Marco André Ferreira Dias, graduado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Física pela Unicamp, doutor em Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e professor da Unifesp.

Centro vai oferecer curso de introdução à programação

Centro vai oferecer curso de introdução à programação

“A ideia é, além de ofertar para comunidade novas experiências, despertar o interesse em um novo ramo de atividade profissional. Esse trabalho vai ser desenvolvido em parceria com uma grande universidade e com professor reconhecido no mercado e no campo acadêmico”, destaca o gestor do Centro de Informática, o supervisor Everton Carareto.

Atualmente, o Centro de Informática tem cursos de informática básica e Microsoft Office, como Word, Excel e internet, atua em conjunto com a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação para a formação dos profissionais da pasta e faz parceria com a Escola de Governo e Gestão. Mais de 350 alunos estão matriculados.

Reestruturação
Desde o início do ano, o órgão passa por reestruturação. Entre as mudanças está o aumento da frequência semanal, reivindicação dos alunos. As aulas passaram a ser duas vezes por semana, com duração de uma hora e 50 minutos. Também foi criado o plantão de dúvidas. De segunda a sexta-feira, das 11h30 às 12h30, há professores disponíveis para auxiliar os alunos, inclusive se a dúvida for referente a algum equipamento como um tablet, por exemplo.

Segundo o secretário de Educação, José Renato Polli, a pasta ainda planeja ampliar o trabalho do Centro de Informática, tornando-o um embrião de um futuro núcleo de educação e novas tecnologias. “O núcleo pode contribuir para o suporte administrativo da rede municipal e para a oferta de projetos de formação nesta área”, ressalta.

Inscrição
O pré-requisito para se inscrever no curso de programação é ter o Ensino Fundamental 2 completo, ser morador de Jundiaí e ter conhecimentos de informática. A partir do dia 12 de julho, o link para inscrição vai estar disponível no site da Prefeitura. Os candidatos também podem procurar a escola com originais dos documentos: RG, CPF, comprovante de residência, certificado de escolaridade e certificado de um curso de informática. Os interessados que se inscreverem pela internet, caso sejam contemplados com a vaga, terão que apresentar os documentos no ato da matrícula.

Havendo número de inscritos maior que o número de vagas vai ser realizado sorteio público. A data vai ser amplamente divulgada. A lista de contemplados e a lista de espera ficarão afixadas na escola.

O Complexo Argos fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Roberta de Sá
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/29/curso-de-programacao-tem-inscricoes-abertas-na-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original