4º Simpósio do Patrimônio vai ter oficina e lançamento de livro

Publicada em 28/07/2016 às 15:55

O 4º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial terá em sua agenda, na quinta-feira (25), das 9h às 10h, horário em que seria desenvolvida uma intervenção artística, nova atividade: uma oficina de análise geográfica em pesquisas sobre patrimônio cultural.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA ENVIO DE TRABALHO

A oficina vai permitir a apresentação de softwares comuns e de manuseio simples. Além dos aspectos teóricos, a atividade conta com um exercício para localização de bens culturais a partir de suas coordenadas geográficas. “Desde 2009, o Projeto Memória Ferroviária (Unesp/Fapesp) tem feito esforços para elaboração de um inventário integral do patrimônio ferroviário paulista”, afirma o pesquisador da Unesp de Rosana, Ewerton Henrique de Moraes, que vai ministrar a oficina.

CONFIRA OS EIXOS TEMÁTICOS

LEIA TAMBÉM
Jundiaí tem exposição gratuita com figurinos de Ney Matogrosso
Temporada 2016 dos ‘Concertos de Inverno’ chega ao fim com folk e jazz
Inscrições para programa ‘Oficinas Culturais’ 2016 vão até a sexta-feira (5)

Palestrantes destacam o mapeamento das localidades históricas em Jundiaí

Palestrantes destacam o mapeamento das localidades históricas em Jundiaí

Segundo ele, a aplicação de conceitos e ferramentas geográficas têm auxiliado na compreensão da distribuição destas estruturas no território. Além disso, os dados colaboram para a percepção mais ampla da relação entre o patrimônio e seu entorno, sendo aplicável à pesquisa e ao planejamento urbano.

Também está programado para a abertura dos eventos da quinta-feira (25), às 8h30, o lançamento do livro “Memória Ferroviária”, que reúne a história e a memória de uma experiência institucional e acadêmica de docentes e discentes da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec) com os seus parceiros na experiência de desenvolver as atividades de pesquisa do Projeto Memória Ferroviária entre os anos de 2009 e 2014.

“É um esforço para conhecer de maneira mais aprofundada a historicidade das oficinas da Companhia Paulista, bem como a trajetória de formação e atuação dos trabalhadores ferroviários. Neste sentido, o livro tem caráter de testemunho e de apropriação de um patrimônio, o que desenvolve renovadas relações de pertencimento”, explica a coordenadora do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade da Fatec Jundiaí, a professora-doutora Sueli Soares dos Santos Batista.

O 4º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial está marcado entre os dias 24 e 26 de agosto, na Sala dos Relógios, no Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro.

Assessoria de imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/28/4o-simposio-do-patrimonio-vai-ter-oficina-e-lancamento-de-livro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original