Bairros e entidades recebem atividades da Semana do Bebê

Publicada em 03/08/2016 às 15:57

A programação desta quinta-feira (4) da 2ª Semana Municipal e 5ª Semana Regional do Bebê prevê uma séria de atividades. Na unidade de saúde do Novo Horizonte, por exemplo, a manhã tem palestras de relações de afeto entre pais e bebês e de direitos previdenciários das mães. E, à tarde, na Casa da Fonte, está marcada uma palestra sobre alimentação saudável.

No Jardim das Tulipas, a unidade de saúde recebe apresentação musical para crianças a partir das 9h com a Comunidade São Vicente, seguida de “dance fitness” para baixinhos, técnicas de saúde bucal e pintura facial além de atividades como a hora do conto na escola Jujukinha.

LEIA TAMBÉM
Faculdade de Medicina oferece doutorado gratuito
Semana do Bebê usa filme para reeducação dos pais
Hospital Universitário promove Semana de Aleitamento Materno

Casal aprende técnicas de massagem shantala para filha de 38 dias

Casal aprende técnicas de massagem shantala para filha de 38 dias

Já a unidade de saúde da Vila Rami tem palestra de prevenção de acidentes na infância. E na unidade de saúde do Rio Acima estão agendadas atividades durante todo o dia, inclusive com a presença de brinquedos levados por professores da creche e até dança circular orientada pela equipe do Núcleo de Apoio de Saúde da Família.

Na parte da tarde, a Emeb Maria Aparecida Congílio tem oficina para os pais com os cozinheiros da unidade sobre como preparar sucos saudáveis misturando frutas e legumes.

Até mesmo entidades possuem atividades gratuitas da semana. No Sesc Jundiaí, às 10h e 15h30, estão marcadas oficinas chamadas “Pote de Calma”, de construção participativa entre adultos e crianças de um brinquedo que inspira tranquilidade. E o Senac Jundiaí realiza às 19h uma oficina de massagem shantala.

Massagem Shantala
Entre as mais de 120 atividades desta semana em unidades de saúde, escolas, creches, centros de assistência social, maternidades e entidades particulares de todos os bairros de Jundiaí que aderiram à 2ª Semana Municipal e 5ª Semana Regional do Bebê, algumas cenas são simbólicas. Um desses casos é o sorriso das crianças que participam de atividades como a massagem shantala, presente em muitas das oficinas para pais, mães e cuidadores com os avós.

“É muito gratificante poder participar em conjunto”, afirmou Marcel Vinicius Benedicto, que esteve em uma oficina com a esposa Joyci Pedrozo Benedicto e a pequena filha Isabella, de 38 dias.

Como outras crianças que estavam em uma das salas do Centro de Convivência Espaço Diverso (Cecco), no bairro Torres de São José, a menina sorria muito ao receber as técnicas orientadas para uso das mãos e do antebraço para massagens adequadas aos braços, pernas, barriga, mãos, dedos, costas, bumbum, dedos e palma das mãos. Até mesmo o movimento de levantamento da cabeça, ainda no colo, era destacado pelo fortalecimento dos músculos cervicais.

Oficina de shantala na UBS Corrupira

Oficina de shantala na UBS Corrupira

A massagem shantala é destacada pela dupla relação de cuidado direto com a saúde do bebê (incluindo a parte mais conhecida das pernas dobradas sobre a barriga contra as cólicas) e também de vínculo íntimo entre a criança e seus cuidadores. A importância da visão mais ampla sobre o desenvolvimento integral nos primeiros mil dias de vida e um alerta para a sociedade sobre o direito de todos os bebês a esse objetivo, de qualquer classe social, etnia, gênero ou lugar são os motes da semana, promovida em parceria da Prefeitura, Diretoria Regional de Saúde do Estado (DRS 7) e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com apoio do Senac.

Outro destaque é o filme “O Começo da Vida”, também muito presente na programação.

De acordo com a coordenadora do Centro de Convivência, a psicóloga Fernanda Torres Apolônio, diversas atividades ali envolveram as unidades de saúde da Regional 4. Uma peça de teatro de fantoches sobre saúde bucal foi levada pelas agentes comunitárias da UBS Vila Marlene, uma oficina de ofurô (com bebês em tinas de água) foi levada pela UBS Central e assim por diante.

“Também tivemos dicas para que mães, pais ou cuidadores organizem pelo menos cinco minutos de uma atividade orientada de relaxamento mental e físico. Eles precisam ter a energia para os momentos de demanda”, explicou.

A programação está sujeita a alterações e ampliações

Confira a programação da Regional 1 (Eloy Chaves, Fazenda Grande, Guanabara, Novo Horizonte, Retiro, Sarapiranga, Traviú e Tulipas

Confira a programação da Regional 2 (Agapeama, Jardim do Lago, Comercial, Santa Gertrudes, Rami, Maringá, Pitangueiras Esplanada e Esperança

Confira a programação da Regional 3 (vila Aparecida, Colônia, Ivoturucaia, Jundiaí Mirim, Rui Barbosa, Tamoio, São Camilo, Tarumã, Rio Acima e Caxambu

Confira a programação da Regional 4 (Corrupira, Morada das Vinhas, Centenário, vila Marlene, Anhangabaú, Hortolândia, Central, vila Ana e vila Rio Branco

Confira a programação das Emebs

Confira a programação das creches e entidades da rede privada

Confira a programação do Cras, Ceu das Artes, Sesc e Senac

Peça de fantoches sobre saúde bucal de bebês foi levada pela UBS Marlene

Peça de fantoches sobre saúde bucal de bebês foi levada pela UBS Marlene

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/03/semana-do-bebe-tem-mais-atividades-bairros-e-entidades-nesta-quinta-4/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original