Semana do Bebê – Programação Unidades de Saúde (UBS e USF) Creches e entidades privadas

Publicada em 27/07/2016 às 15:56
 

BAIRRO

 

ESCOLA

 

AÇÕES

Quinta das Videiras Escola Espaço Criança

 

1º de agosto – 18h  – Palestra: Alimentação na Primeira Infância

2 de agosto – Texto Informativo sobre desenvolvimento (via agenda dos alunos)

3 de agosto – 8h30 Musicalização com participação dos pais

4 de agosto – Massagem dos bebês

5 de agosto – Lembrança confeccionada com sucata

Vila Guarani Escola Manus Materno 1º de agosto – Piquenique- Socializar e experimentar novos alimentos importantes para uma dieta saudável.

2 de agosto – Pintura Plástico Bolha – Experimentar este suporte e ampliar as habilidades táteis.

3 de agosto  – Circuito – Exercitar movimentos de subir, descer, pular e rolar.

4 de agosto– Teatro – Desenvolver a atenção e ampliar o repertório linguístico.

5 de agosto – Brincadeiras de Roda – Resgatar as brincadeiras folclóricas, ampliar o vocabulário e desenvolver o ritmo.

Texto: Interação e Aprendizagem via agenda aos pais

Tulipas Escola Jujukinha de agosto

8h – Teatro sobre a alimentação saudável e a importância da escovação, com as atrizes Domitila Marcelino e Ludmila Marcelino – Local UBS Tulipas.

9h – Tema: Bate papo sobre as principais doenças da primeiríssima infância, com apediatra Dra. Luisa – Local UBS Tulipas.

10h – Brincadeiras antigas, com as Técnicas de Enfermagem Solange Aparecida Silva Almeida e Gabriela Souza Araújo – Local UBS Tulipas.

2 de agosto

7h30 – Shantala (Técnica de massagem para bebês), com a Psicopedagoga Juliana Oliveira – Local Escola Jujukinha Unidade I.

09h e 14h – Dinâmica sobre alimentação saudável, com a Nutricionista Suzana – Local EMEB Maria Lúcia M. Klinke.

3 de agosto

9h – Tema: Brincadeiras de criança, com o Educador Físico Zacarias – Local Parque Jardim Botânico Tulipas.

10h – Tema: A importância do brincar na primeiríssima infância, com a Terapeuta ocupacional Vanessa Vicentim – Local Parque Jardim Botânico Tulipas.

14h – Tema: Fisioterapia postural para gestantes, com a fisioterapeuta Vanessa de Assunção – Local Paróquia São Vicente de Paula (Salão da Igreja Católica do Tulipas).

15h – Tema: cuidados pós parto (depressão pós parto e seu impacto – relação com o bebê e mudanças no corpo), com a Psicóloga Luciana A. Pocay – Local Paróquia São Vicente de Paula (Salão da Igreja Católica do Tulipas).

4 de agosto – Neste dia todas as atividades serão na UBS Tulipas

9h – Zumba Kids, com o Professor Mario Lacerda.

9h30 – Aprendendo a escovação dental e pintura facial com personagem do Frozen.

10h – Oficina de arte sustentável, com a Escola Jujukinha.

10h30 – Hora do conto, com a Coordenadora Pedagógica Tamires Fernanda da Silva (Profissional da Escola Jujukinha).

11h – Apresentação musical, com o Professor João e seus alunos.

11h30 – Atividades diversas e Pipoca.

5 de agosto – 9h Encerramento com toda UBS da Regional I – Local: Parque Jardim Botânico Eloy Chaves.

 

Vianelo

 

 Escola Crescer e Aprender

1º de agosto – Alimentação Saudável: Retirada do leite materno – introdução de novos alimentos; Horta – apresentação das verduras e legumes; A importância da alimentação – a não substituição

 de agosto – Higiene Bucal: a escovação; como fazer a higiene bucal nos bebês (berçário); Qual a melhor escova e qual o melhor creme dental.

3 de agosto – A importância de um sono tranquilo: Quantas horas de sono são necessárias para as crianças;  a diminuição do sono; a importância da rotina escolar/ rotina familiar

4 de agosto – Atenção aos sinais que os bebês apresentam: percepção de sons; Fala; Movimentos físicos; a atenção nas atividades;

5 de agosto – Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento: O engatinhar; Brincadeiras que estimulem a coordenação motora; Brincadeiras que estimulem o conhecimento

Vila Progresso Escola Be Baby Confecção pelos alunos de objetos e cartazes com material reciclado sobre o tema e exposição aos pais
Ponte São João  Escola Giordano Bruno  de agosto – Informações sobre o documentário “O Começo da Vida” via agenda. Alunos: atividade de Esquema Corporal – referente à Primeira Linguagem do Amor: contato Físico

2 de agosto – Frase do dia na agenda: “A relação afetiva, de coração para coração, é que vai estruturar o indivíduo”(Dra. Vera Cordeiro – Médica e Fundadora da Fundação Saúde Criança) Tarefa dos pais: Dizer “eu te amo”, “eu me importo com você” Na expressão do amor, as palavras são muito importantes. Palavras de carinho e afeto, palavras de encorajamento e elogio, palavras positivas de instrução, palavras de afirmação. De modo contrário, as palavras que ferem, ditas em momento de ira incontida podem prejudicar sua autoestima e até mesmo lançar dúvidas sobre sua capacidade. Alunos: Atividade de Linguagem – referente à Segunda  Linguagem do Amor: palavras de afirmação.

3 de agosto – Frase do dia na agenda: “Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda” (Rafi Cavoukian – Fundador do Centre of Child Honouring). Tarefa dos pais: Dizer “eu te amo”, “eu me importo com você” (Na expressão do amor, as palavras são muito importantes. Palavras de carinho e afeto, palavras de encorajamento e elogio, palavras positivas de instrução, palavras de afirmação. De modo contrário, as palavras que ferem, ditas em momento de ira incontida podem prejudicar sua autoestima e até mesmo lançar dúvidas sobre sua capacidade). Alunos: Atividade de Percepção  Temporal – referente à Terceira Linguagem do Amor: Qualidade do tempo

de agostoFrase do dia na agenda: “O bebê se forma a partir dos relacionamentos de amor!” (Estela Renner, diretora do documentário “O Começo da Vida”). Tarefa dos pais: Ouvir o filho atentamente e/ou perceber suas necessidades (Assegurar que os filhos carreguem consigo memórias saudáveis e motivadoras, que os ajudarão a encontrar o equilíbrio, a estabilidade e a felicidade pelo resto da vida). Alunos: Atividade do Coordenação Motora Fina – referente à Quarta Linguagem do Amor: Presentes

5 de agosto – Frase do dia na agenda: “Os primeiros dias são como a estrutura de uma casa. Você constrói a estrutura sobre a qual todo o resto se desenvolverá” (Dr. Charles A. Nelson III – Pediatra de Harvard). Tarefa dos pais: Servir o filho (O objetivo do servir aos filhos é ajudá-los a se tornarem adultos maduros, capazes de expressar amor aos outros através de atitudes de serviço. Os pais cujos filhos falam este tipo de linguagem aprendem que servir é um ato de amor. Sirva a seus filhos e aos outros com sabedoria e graça, e seus filhos saberão que você os ama). Aluno: Atividade: Jogos – referente à Quinta Linguagem do Amor: Servir.

Bela Vista  Escola Baby Center A partir de 1º de agosto, mas se estenderá até dia 25 do mesmo mês com projeto em 4 etapas.

1º de agosto– 1ª. etapa com texto pela agenda das crianças o texto “A importância do Vínculo” – texto de Carolina Tarrio (Educar para Crescer), convidando os pais a experimentarem uma atividade feita especialmente para e com seu(s) filho(s). Poderá ser um passeio, uma brincadeira que gostava quando criança, uma brincadeira de faz de conta, um jogo, a construção de um brinquedo a partir de sucatas, explorar os cinco sentidos juntos, etc. – interagindo exclusivamente com seu(s) filho(s), observando, percebendo, sentindo o que este momento está “dizendo”.

11 de agosto – 2ª etapa consistirá em os pais retratarem ou relatarem através de fotografias, desenhos da experiência ou relatos por escrito de como foi, o que se sentiram e como as crianças reagiram, e como o Vínculo entre eles ficou a partir desta vivência.

12 de agosto – 3ª. etapa será o envio de outro texto via agenda da criança,  a respeito dos estudos realizados sobre a Importância do Vínculo: carinho e cuidado são ingredientes fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. “O mais importante é estar inteiro, atento, estabelecendo contato.”

25 de agosto – 4ª. etapa com reunião de pais, e faremos  uma roda de conversa a respeito do Projeto e suas experiências. Filme “O começo da vida” para assistir junto com pais e profissionais, após a reunião.

Centro Escola Casa do Meio Para bebês:

2 de agosto8h às 12h –  Cantos e atividades sensoriais para os bebês menores de 2 anos, acompanhados por seu responsável. Horário de chegada e tempo de permanência livre.

Para mães e bebês:

5 de agosto– 14h30 as 16h30 – Consultoria de amamentação gratuita com a doula e psicanalista Juliana Galante Magalhães

Para os alunos da Casa do Meio:

Os alunos a construirão uma estória encenada sobre o tema, buscando promover o resgate e compartilhamento de experiências pessoais e construção conjunta de conhecimento sobre o tema.

Para contribuir com a reflexão sobre o tema:

Texto vinculado ao blog, site e facebook da Casa do Meio sobre o desenvolvimento emocional primitivo, oferecendo referências bibliográficas para aprofundamento.

 

Centro  Escola Cordeirinhos a detalhar
Jardim Paulista Senac Jundiaí  4 de agosto – Oficina de massagem shantala

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/27/semana-do-bebe-programacao-unidades-de-saude-ubs-e-usf-creches-e-entidades-privadas/