Teatro Polytheama tem ópera gratuita neste domingo (14)

Publicada em 08/08/2016 às 14:54
Espetáculo faz parte do Programa do Governo do Estado de São Paulo “Circulação de Óperas 2016”

Espetáculo faz parte do Programa do Governo do Estado de São Paulo “Circulação de Óperas 2016”

O Teatro Polytheama recebe a ópera “Lá bohème – a ópera Contada e Cantada” em versão “Ópera Curta”, neste domingo (14), a partir das 18h, com entrada gratuita. A obra é baseada no trabalho do compositor italiano Giacomo Puccini, conhecido pelos títulos: “Manon Lescaut” (1893), “La bohème” (1896), “Tosca” (1900), “Madama Butterfly” (1904) e “Turandot” (1924).

A ópera é uma criação de transição entre o período romântico e o realismo. Puccini criou um espetáculo que narra a história de artistas e pessoas comuns que conviviam em estado de penúria, na Paris do final do século 19.

“La bohème” tem caracterizado em seus personagens principais os amigos Rodolfo (poeta), Marcelo (pintor), com suas namoradas Mimi e Musetta, respectivamente. As relações afetivas são de permanente conflito, motivadas pelo ciúme, pelas inseguranças do grupo e pela pobreza. Mimi adoece ao final da ópera, vítima do abandono, desamparo e falta de recursos.

LEIA TAMBÉM
Cras apresenta concerto ‘Tocar & Encantar Jundiaí’ no sábado (13)
‘Feira Entorta’ tem edição com Sound System e Rap no domingo (14)
Circuito cinematográfico leva obras de Stanley Kubrick ao Solar do Barão

Amor, paixão, ciúmes e pobreza tecem o conflito principal da Ópera

Amor, paixão, ciúmes e pobreza tecem o conflito principal da Ópera

Com direção geral de Cléber Papa e Rosana Caramaschi, junto à direção musical de Luis Gustavo Petri, a ópera faz parte do Programa do Governo do Estado de São Paulo “Circulação de Óperas 2016”, em que diversos espetáculos do gênero passam pelos palcos de toda capital e interior paulista gratuitamente.

O gênero “Ópera Curta” foi concebido pela dupla de diretores Cleber Papa e Rosana Caramaschi, que baseados nas óperas famosas e na literatura, aliaram as obras ao pensamento contemporâneo, dando origem à uma dramaturgia própria, que inclui partes consideradas imprescindíveis das óperas convencionais e a criação de novos personagens, que contem a história base do espetáculo original.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 14h, deste sábado (13). O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro. Mais informações, telefone (11) 4522 – 0770.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/08/teatro-polytheama-tem-opera-gratuita-neste-domingo-14/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original