Curso de italiano tem atividades culturais do projeto ‘Ferragosto’

Publicada em 09/08/2016 às 16:12

Os alunos do curso de italiano do Centro Municipal de Línguas Antonio Houaiss abrem, nesta quarta-feira (10), a programação do projeto “Ferragosto.” Além de sessões de cinema, o grupo vai participar de aulas sobre a cozinha italiana.

“É um projeto que envolve as turmas do segundo ao quinto estágio. A ideia é mostrar a importância do tradicional feriado de 15 de agosto para os italianos. Em Jundiaí, o feriado é religioso. Na Itália, a data tem cunho religioso e também remete aos dias festivos criados pelo Imperador Augusto, no mês de agosto, quando, por uma semana ninguém trabalhava e era comemorado o auge do verão”, explica a professora Maria Eugenia Savietto.

LEIA TAMBÉM
Educação abre ciclo de estudos sobre patrimônios
Instituto Federal abre inscrições para cursos de extensão à comunidade

Além de sessões de cinema, o grupo participará de aulas sobre a cozinha italiana

Além de sessões de cinema, o grupo vai participar de aulas sobre a cozinha italiana

Nesta quarta (10) e quinta-feira (11), os alunos vão assistir ao filme “Pranzo di Ferragosto”, que conta a história de Gianni, um homem de meia-idade que passa por dificuldades financeiras, e, para amenizar as dívidas, hospeda idosos em seu apartamento, enquanto os familiares viajam para aproveitar o feriado.

Na quinta (18) e na segunda-feira (22), a aula será na cozinha para o preparo de uma receita especial de macarrão ao forno.

A escola tem uma proposta diferente. Junto com a língua, o aluno aprende a cultura e isso traz vida para a língua. Entendendo a cultura, eles entendem melhor e assimilam mais a linguagem”, destaca a professora.

Além de Maria Eugenia, participaram do desenvolvimento do projeto as professoras Marília Reis e Carolina Cristovão de Macedo.

O Centro de Línguas é um órgão da Secretaria de Educação. São ofertados gratuitamente cursos de inglês, espanhol, italiano e francês. Além de possibilitar que a população tenha acesso a outro idioma e outras culturas, os cursos ampliam as habilidades profissionais para o mercado de trabalho. A escola fica no Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens.

Roberta de Sá
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/09/alunos-do-curso-de-italiano-tem-atividades-culturais-do-projeto-ferragosto/