Estudantes da FMJ dividem aprendizado e vivenciam realidade das UBS

Publicada em 18/08/2016 às 12:01
As participantes da roda de conversa

As participantes da roda de conversa

Os alunos do 6º ano da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), em atenção às novas Diretrizes Curriculares Nacionais, estão fazendo estágio supervisionado por preceptores da Secretaria Municipal de Saúde nas Unidades Básicas do município. A experiência tem sido muito boa e semanalmente se reúnem nas rodas de conversa com docentes, preceptores e gestores da SMS para discutir vivências, resolver dúvidas e refletir sobre a prática, além de elaborar portfólios que são avaliados pela Coordenação do Curso de Medicina.

Nessa manhã, a professora adjunta do Departamento de Saúde Coletiva, Tânia Pupo, da FMJ, e uma representante da Escola de Governo do Município se reuniram com as alunas e enfatizaram a importância desse tipo de experiência. “Na UBS vocês encontram situações complexas, desde um câncer de mama ainda não diagnosticado até uma situação social grave que pode favorecer o aparecimento de doenças. Esse tipo de aprendizado é fundamental, já que vocês serão médicas em alguns meses e precisam entender o funcionamento da rede de atenção à saúde no município.”

LEIA TAMBÉM
Fórum discute álcool e outras drogas na Faculdade de Medicina
Campanha de vacinação contra raiva animal vai ser de 27 de agosto a 14 de setembro

Tania Pupo, da FMJ, coordenou a roda com estudantes

Tania Pupo, da FMJ, coordenou a roda com estudantes

Por meio dessa vivência, Ana Beatriz Celeste Ribeiro acrescentou que o vínculo médico-paciente é mais evidente e muito mais forte na atenção básica. “Uma consulta vira uma conversa e um aconselhamento”. Já Caroline Maria Tarraf observou que o indivíduo é tratado por inteiro. “Na UBS os pacientes são tratados como um todo, inclusive trazendo os problemas familiares no contexto do atendimento. O indivíduo nunca está sozinho ou isolado”, comenta Caroline.

Marcela Bicalho, outra estudante do 6 º ano, ressalta que não estava preparada para queixas corriqueiras e que este estágio fez a diferença. “Achei muito legal essa experiência. Ontem, por exemplo, a médica preceptora da UBS me deu uma aula sobre diabetes”.

Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/18/estudantes-da-fmj-dividem-aprendizado-e-vivenciam-realidade-das-ubs/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original