Ponte Torta é homenageada com cachaça em Rota Turística da cidade

Publicada em 19/08/2016 às 16:05

Um monumento do século 19, que no ano passado foi restaurado em suas dimensões físicas e sociais, está sendo homenageado em novo produto na Rota Turística do Castanho – iniciativa que reforça o setor de turismo na cidade ao lado da Rota Turística da Uva, da Rota Turística da Terra Nova e da Rota Turística da Cultura Italiana.

CONHEÇA O SITE DO TURISMO DE JUNDIAÍ

Trata-se de uma versão sofisticada e “premium” da histórica Cachaça Ponte Torta, criada pela família de Aristides Leme da Silva em 1961 e agora retomada pela mesma família na Vinícola Castanho.

LEIA TAMBÉM
‘Mostre o seu talento’ é novidade na Feira da Amizade
Rotas Turísticas oferecem atrações rurais a visitantes e moradores
Agricultores confirmam participação no desfile de Sete de Setembro

Produto homenageia história familiar e coletiva

Produto homenageia história familiar e coletiva

Desde que foi alvo de projeto de zeladoria, em 2015, a Ponte Torta estimulou o surgimento de materiais como réplicas artesanais no programa Jundiaí Feito à Mão, a reedição de história em quadrinhos sobre a luta contra a ameaça de sua demolição na década de 1980, eventos culturais independentes ou oficiais e um retorno do tema na própria memória social da cidade.

De acordo com a diretora da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcela Moro, a história e a cultura da cidade estimulam tanto as tradições quanto as inovações no setor.

Também a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, destaca o simbolismo da iniciativa ao lado de outras manifestações relacionadas ao monumento, iniciado há 130 anos e concluído em 1888 como marco de um momento de industrialização da cidade.

Ponte Torta: monumento à memória da cidade

Ponte Torta: monumento à memória da cidade

“Não foi apenas um processo de restauração mas de zeladoria, com o envolvimento da comunidade, no conceito também de uma ponte entre passado, presente e futuro”, afirma Daniela.

Tanto o setor histórico quanto o rural da cidade foram também valorizados em outro processo participativo da Prefeitura: o Plano Diretor da lei 8.683.

A própria vinícola que relançou esse produto simbólico também reforça o segmento da cultura tradicional – em 2015, ela representou Jundiaí no evento “Revelando São Paulo – Vale do Ribeira”, no município de Iguape, entre fandangos, cortejos e romarias de barcos.

Para a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira, as rotas turísticas são instrumentos que valorizam o turismo rural no contexto da cidade. “Essa diversidade de Jundiaí está sendo reconhecida cada vez mais como um destino de visitação e isso reflete a parceria de políticas públicas com iniciativas da comunidade no reforço da economia local”, afirma.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Vinícola Castanho/Reprodução e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/19/%ef%bb%bfponte-torta-e-homenageada-com-cachaca-em-rota-turistica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original