Semana da Pátria tem sequência na sexta-feira (2)
Publicada em 01/09/2016 às 17:13O clima de civismo e amor à Pátria predominou em Jundiaí na manhã desta quinta-feira (1), no início programação especial comemorativa aos 194 anos da Independência do Brasil.
Duas solenidades, na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) e Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), deram início às atividades, que têm como ponto alto o tradicional desfile da próxima quarta-feira (7) na Avenida Prefeito Luiz Latorre.
Pira da Praça Governador Pedro de Toledo é acesa pelo sargento Santos Silva do 12º GACAs festividades da Semana da Pátria prosseguem nesta sexta-feira (2) com a apresentação de representantes de forças de segurança e de escolas do Vetor Oeste.
O Desfile da Independência começa às 9h e percorre a Avenida Carmine Todaro, no Jardim Novo Horizonte. O evento é promovido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em parceria com a Fundação Cintra Gordinho. A previsão é de que ao menos 400 pessoas entre militares e civis desfilem para o público.
A programação desta quinta-feira começou nas dependências da Esef que integra Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão. O fogo simbólico que caracteriza a Chama da Pátria foi conduzido por Caio de Oliveira, 6 anos, filho da aluna do 4º semestre de Educação Física Elaine Oliveira.
Em seguida, a pira foi acesa pelo secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Brocchi Maffia. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, autoridades hastearam as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Jundiaí e Esef. Além da comemoração cívica, o Dia do Profissional de Educação Física e a reinauguração da piscina semiolímpica da Esef foram destacados durante a primeira fase da cerimônia.
A tocha acesa na pira deixou a Escola Superior de Educação Física conduzida por alunos. Seu destino: a Praça Governador Pedro de Toledo. Agentes de trânsito ligados à Secretaria de Transportes (Setransp), guardas municipais, bombeiros, policiais militares e soldados do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) também participaram do revezamento da tocha durante o percurso de 7,2 quilômetros até a Praça da Matriz,local da segunda etapa da cerimônia.
O grupo foi recebido por autoridades militares, civis e por um grande público que se concentrou para acompanhar a solenidade. O sargento Santos Silva, do 12º GAC, acendeu a pira instalada na praça no Centro de Jundiaí. O som do Hino Nacional e Hino de Jundiaí foram hasteadas as bandeiras brasileira, do Estado e do município.
“A Independência do Brasil foi decisiva para a formação e autoafirmação territorial de nosso País, que conseguiu a liberdade que se traduz na democracia em que vivemos. É nosso dever como cidadão lembrarmos este feito histórico. Jundiaí faz sua parte em promover estas atividades para lembrar que o Brasil é um País democrático, que garante o direito de lutarmos pela igualdade em todos aspectos e o crescimento da inclusão social. O direito de exercer a cidadania só se consegue em uma democracia, e todos precisam ter consciência disso”, destaca o coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Cléber de Almeida
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original