Semana da Pátria tem sequência na sexta-feira (2)

Publicada em 01/09/2016 às 17:13

O clima de civismo e amor à Pátria predominou em Jundiaí na manhã desta quinta-feira (1), no início programação especial comemorativa aos 194 anos da Independência do Brasil.

CONFIRA AS FOTOS

Duas solenidades, na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) e Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz), deram início às atividades, que têm como ponto alto o tradicional desfile da próxima quarta-feira (7) na Avenida Prefeito Luiz Latorre.

Pira da Praça Governador Pedro de Toledo é acesa pelo sargento Santos Silva do 12º GAC

Pira da Praça Governador Pedro de Toledo é acesa pelo sargento Santos Silva do 12º GACAs festividades da Semana da Pátria prosseguem nesta sexta-feira (2) com a apresentação de representantes de forças de segurança e de escolas do Vetor Oeste.

O Desfile da Independência começa às 9h e percorre a Avenida Carmine Todaro, no Jardim Novo Horizonte. O evento é promovido pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) em parceria com a Fundação Cintra Gordinho. A previsão é de que ao menos 400 pessoas entre militares e civis desfilem para o público.

A programação desta quinta-feira começou nas dependências da Esef que integra Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão. O fogo simbólico que caracteriza a Chama da Pátria foi conduzido por Caio de Oliveira, 6 anos, filho da aluna do 4º semestre de Educação Física Elaine Oliveira.

Caio Oliveira, 6 anos, traz a Chama da Pátria para que a pira fosse acesa na Esef no início das comemorações da semana cívica

Caio Oliveira, 6 anos, traz a Chama da Pátria para que a pira fosse acesa na Esef no início das comemorações da semana cívica

Em seguida, a pira foi acesa pelo secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Brocchi Maffia. Ao som do Hino Nacional Brasileiro, autoridades hastearam as bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo, Jundiaí e Esef. Além da comemoração cívica, o Dia do Profissional de Educação Física e a reinauguração da piscina semiolímpica da Esef foram destacados durante a primeira fase da cerimônia.

A tocha acesa na pira deixou a Escola Superior de Educação Física conduzida por alunos. Seu destino: a Praça Governador Pedro de Toledo. Agentes de trânsito ligados à Secretaria de Transportes (Setransp), guardas municipais, bombeiros, policiais militares e soldados do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) também participaram do revezamento da tocha durante o percurso de 7,2 quilômetros até a Praça da Matriz,local da segunda etapa da cerimônia.

O grupo foi recebido por autoridades militares, civis e por um grande público que se concentrou para acompanhar a solenidade. O sargento Santos Silva, do 12º GAC, acendeu a pira instalada na praça no Centro de Jundiaí. O som do Hino Nacional e Hino de Jundiaí foram hasteadas as bandeiras brasileira, do Estado e do município.

“A Independência do Brasil foi decisiva para a formação e autoafirmação territorial de nosso País, que conseguiu a liberdade que se traduz na democracia em que vivemos. É nosso dever como cidadão lembrarmos este feito histórico. Jundiaí faz sua parte em promover estas atividades para lembrar que o Brasil é um País democrático, que garante o direito de lutarmos pela igualdade em todos aspectos e o crescimento da inclusão social. O direito de exercer a cidadania só se consegue em uma democracia, e todos precisam ter consciência disso”, destaca o coordenador especial do GGIM, José Carlos Pires.

Autoridades militares e civis e a população participaram da abertura da Semana da Pátria, no Centro de Jundiaí

Autoridades militares e civis e a população participaram da abertura da Semana da Pátria, no Centro de Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cléber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/01/semana-da-patria-tem-sequencia-nesta-sexta-2-com-desfile-no-novo-horizonte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original