Orquestra homenageia 400 anos de Shakespeare com concerto no sábado
Publicada em 05/09/2016 às 15:38A Orquestra Municipal de Jundiaí apresenta um concerto especial em homenagem aos 400 anos do escritor William Shakespeare, no sábado (10), a partir das 20h, com entrada gratuita. A noite tem a participação do barítono Vinícius Atíque, importante cantor erudito reconhecido no cenário musical brasileiro e com atual trabalho focado nos palcos internacionais.
LEIA TAMBÉM
Museu Histórico e Cultural tem duas novas exposições neste mês
Coral Municipal de Jundiaí está com vagas abertas para temporada 2016
Para abrir o concerto vão ser tocadas obras de John Dowland, compositor, alaudista e cantor que viveu na mesma época de Shakespeare. Segundo a regência da orquestra, ao ouvir Dowland, o público vai estar muito próximo do tipo de música que Shakespeare ouvia. O título tocado vai ser “Lachrimae Antiquae”, que faz parte de “As Sete lágrimas” para cinco violas da gamba e alaúde. Na apresentação a obra é adaptada para violino, violas e violoncelo.
Em seguida, vão ser interpretadas obras do compositor Thomas Tallis, que, católico, era o preferido da rainha protestante da Inglaterra para executar hinos. A Orquestra reproduz uma de suas obras “Salmo 2” e, logo após, o “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”, de Ralph Vaughan Williams, que vai proporcionar ao público a experiência de ouvir duas orquestras reverberarem.
Por fim, a orquestra executa a obra “Romance”, do compositor Gerald Finzi, que antecede a última peça do programa, também de Finzi, “Let us garlands bring”. A obra possui cinco canções com textos de Shakespeare e foi escrita para barítono e cordas.
Participação
O barítono Vinícius Atíque já percorreu todo território brasileiro ao cantar obras como “L’enfant et les sortilèges”, de Ravel no Theatro Municipal de São Paulo; “I Puritani”, de Bellini, no Teatro Amazonas; “Rigoletto”, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; “Madama Butterfly”, de Puccini”, “Werther de Massenet” e “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, no Theatro São Pedro.
Estudou com o tenor jundiaiense Mário Luiz Borin e com o barítono Carmo Barbosa. Atualmente se aperfeiçoa com a mezzo-soprano Dolora Zajick nos Estados Unidos.
Os ingressos vão ser retirados na bilheteria do Teatro, na sexta-feira (9), a partir das 9h. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro. Mais informações, telefone (11) 4522 – 0770.
Assessoria de imprensa
Foto: Reprodução e Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original