Orquestra homenageia 400 anos de Shakespeare com concerto no sábado

Publicada em 05/09/2016 às 15:38

A Orquestra Municipal de Jundiaí apresenta um concerto especial em homenagem aos 400 anos do escritor William Shakespeare, no sábado (10), a partir das 20h, com entrada gratuita. A noite tem a participação do barítono Vinícius Atíque, importante cantor erudito reconhecido no cenário musical brasileiro e com atual trabalho focado nos palcos internacionais.

LEIA TAMBÉM
Museu Histórico e Cultural tem duas novas exposições neste mês
Coral Municipal de Jundiaí está com vagas abertas para temporada 2016

Repertório têm obras inglesas da época de Shakespeare

Repertório têm obras inglesas da época de Shakespeare

Para abrir o concerto vão ser tocadas obras de John Dowland, compositor, alaudista e cantor que viveu na mesma época de Shakespeare. Segundo a regência da orquestra, ao ouvir Dowland, o público vai estar muito próximo do tipo de música que Shakespeare ouvia. O título tocado vai ser “Lachrimae Antiquae”, que faz parte de “As Sete lágrimas” para cinco violas da gamba e alaúde. Na apresentação a obra é adaptada para violino, violas e violoncelo.

Em seguida, vão ser interpretadas obras do compositor Thomas Tallis, que, católico, era o preferido da rainha protestante da Inglaterra para executar hinos. A Orquestra reproduz uma de suas obras “Salmo 2” e, logo após, o “Fantasia sobre um tema de Thomas Tallis”, de Ralph Vaughan Williams, que vai proporcionar ao público a experiência de ouvir duas orquestras reverberarem.

Por fim, a orquestra executa a obra “Romance”, do compositor Gerald Finzi, que antecede a última peça do programa, também de Finzi, “Let us garlands bring”. A obra possui cinco canções com textos de Shakespeare e foi escrita para barítono e cordas.

Apresentação faz parte do movimento “Mulheres regentes”, que têm iniciativas por todo Brasil

Apresentação faz parte do movimento “Mulheres regentes”, que têm iniciativas por todo Brasil

Participação
O barítono Vinícius Atíque já percorreu todo território brasileiro ao cantar obras como “L’enfant et les sortilèges”, de Ravel no Theatro Municipal de São Paulo; “I Puritani”, de Bellini, no Teatro Amazonas; “Rigoletto”, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte; “Madama Butterfly”, de Puccini”, “Werther de Massenet” e “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini, no Theatro São Pedro.

Estudou com o tenor jundiaiense Mário Luiz Borin e com o barítono Carmo Barbosa. Atualmente se aperfeiçoa com a mezzo-soprano Dolora Zajick nos Estados Unidos.

Os ingressos vão ser retirados na bilheteria do Teatro, na sexta-feira (9), a partir das 9h. O Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, nº 176, Centro. Mais informações, telefone (11) 4522 – 0770.

Assessoria de imprensa
Foto: Reprodução e Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/05/orquestra-homenageia-400-anos-de-shakespeare-com-concerto-no-sabado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original