GM implanta bases nos terminais Cecap e Rami

Publicada em 15/09/2016 às 18:47

Com as propostas de aumentar a prestação de serviços e interação com a população, a Guarda Municipal (GM) passa a contar com bases nos terminais de ônibus urbanos Cecap e Rami. A proposta de descentralização atende ao estudo que esta logística estratégica possibilitará à corporação a execução de seu trabalho com mais eficiência e direcionamento, conforme os variados perfis de ambiente.

Comandante da GM, José Roberto Ferraz, na base instalada no Terminal Cecap

Comandante da GM, José Roberto Ferraz, na base instalada no Terminal Cecap

“Num primeiro momento os guardas atuarão tanto na área interna dos terminais quanto nos arredores, com o propósito de atender e interagir não só com passageiros, mas com a população das regiões, conforme doutrina do patrulhamento comunitário”, comentou o comandante, José Roberto Ferraz.

GM faz em média 800 rondas mensais em terminais de ônibus

GM faz em média 800 rondas mensais em terminais de ônibus

De acordo com José Roberto Ferraz, a GM atua na fiscalização de ao menos 800 próprios municipais, entre unidades escolares, de saúde, administrativas, de serviços, de cultura, de lazer, além de unidades vinculadas ao transporte público municipal.

A área de mais de 430 quilômetros quadrados de Jundiaí é dividida em 14 setores operacionais, conforme a distribuição de distritos policiais, onde cada um deles tem equipes da Guarda Municipal que atuam na fiscalização de bens, serviços e instalações municipais.

Os sete terminais de ônibus encontram-se distribuídos entre estes 14 setores operacionais da GM, com fluxo estimado em 120 mil pessoas ao dia. Cada terminal terá guardas que atuarão internamente, além de equipes das divisões canil, apoio tático, plantões e ronda escolar, que atuarão no setor.

Terminais terão guardas que atuarão internamente, além de equipes das divisões canil, apoio tático, plantões e ronda escolar

Terminais terão guardas que atuarão internamente, além de equipes das divisões canil, apoio tático, plantões e ronda escolar

Ferraz lembrou que a GM faz em média 800 rondas mensais em terminais de ônibus. “Agora vamos buscar agilizar, aprimorar e estreitar ainda mais o trabalho da Guarda com a população, principalmente nos horários de maior fluxo de passageiros, em que as ocorrências têm maior probabilidade de acontecer. Isso explica a decisão pela instalação de bases nesses locais. A intenção é centralizar a atuação dos guardas em cada região. Esta concentração dará agilidade aos atendimentos”, destacou.

Dados da divisão estatística da GM mostram o crescimento no número de rondas nos terminais de ônibus urbanos. Foram 709 em 2013; 5.960 em 2014 e 10.301 no ano passado. Só até o mês de agosto, a Guarda fez 8.616 rondas pelos terminais. Os números gerais do período (2013-2016) chegam a 25.586.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Alessandro Rosman e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/15/guarda-municipal-implanta-bases-nos-terminais-cecap-e-rami/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original