Especialista em Segurança do Paciente vai dar palestra no HU

Publicada em 22/09/2016 às 14:13

O médico Fernando Paragó, especialista em Segurança do Paciente, vai dar uma palestra para 150 profissionais da área de saúde nesta quarta-feira (28), a partir das 10h30, no anfiteatro do Hospital Universitário (HU). O tema tem sido cada vez mais abordado no mundo inteiro depois que uma pesquisa nos Estados Unidos na década de 90 indicou que os erros de cuidado à saúde causavam em média de 44 mil a 98 mil eventos adversos ao ano nos hospitais norte-americanos.

Pagaró vai estar em Jundiaí nesta quarta-feira (28)

Pagaró vai estar em Jundiaí nesta quarta-feira (28)

No Brasil, os problemas mais comuns estão relacionados à troca de medicamentos e quedas. Para evitar essas e outras situações que podem prejudicar e agravar o quadro clínico de pessoas que já estão doentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou em 2004 seis metas que visam garantir a segurança do paciente. Essas metas serão abordadas durante a palestra de Paragó, que vai falar sobre o objetivo de cada uma e como é possível atendê-las na prática.

As metas são: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre profissionais de saúde; garantir a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; assegurar o local, procedimento e paciente correto nos casos de intervenção cirúrgica; reduzir os riscos de infecções hospitalares; e reduzir os riscos de lesões aos pacientes decorrentes de quedas.

Paragó é cirurgião-geral formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especializou-se em cirurgia-geral pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e estudou Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, no Rio de Janeiro.

O evento é promovido pelo Hospital Universitário e pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) com apoio da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A iniciativa faz parte de um planejamento estratégico do HU que deve culminar na conquista de certificações relevantes no setor de saúde.

Assessoria de Imprensa do HU
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/22/especialista-em-seguranca-do-paciente-vai-dar-palestra-no-hu-na-quarta-28/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original