Serra do Japi retoma temporada de pesquisa
Publicada em 07/10/2016 às 16:23Como ocorre a cada ano na temporada primavera-verão, a Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi começa a receber novamente grupos de pesquisa científica. Embora ocorram ao longo do ano, essa presença coincide com a temporada de reprodução e multiplicação da maioria dos animais e plantas da mata atlântica.
A agenda atual já teve um grupo da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) e conta agora com um grupo de 20 pesquisadores de pós-graduação e orientadores do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), de quinta (6) a esta quinta (13), outro grupo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de segunda (17) a sexta-feira (21), e outro da Universidade Federal do ABC, de 7 a 13 de novembro. Também vai ocorrer um treinamento especial de resgate com cães organizado pela Guarda Municipal, em novembro.
LEIA TAMBÉM
Reserva da Serra do Japi prepara novo elemento de educação ambiental
A Serra do Japi reforçou seu papel de referência científica sobre ecologia com a criação da Reserva Biológica Municipal, em 1991 (dentro da área tombada), com a criação da Base Ecológica no mesmo ano e com a publicação do livro “História Natural da Serra do Japi”, pela Editora da Unicamp, em 1992.
De acordo com diretor da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Marcelo Pilon, a pesquisa científica é uma ferramenta essencial para aprimorar o conhecimento os cuidados com todo o território de gestão que deve revisar a médio prazo sua legislação (lei 417/2004) depois que o mesmo foi feito com todo o município no Plano Diretor (lei 8.683/2016). “A pressão de ocupação da serra e seu entorno continua muito presente”, afirma.
A mesma análise é feita pelo superintendente da Fundação Serra do Japi, Flávio Gramolelli Júnior, observando que o tema deve ser cada vez mais valorizado por toda a sociedade.
No grupo de pesquisadores da Unicamp, por exemplo, estão pós-graduandos de origem internacional. A Serra do Japi, que tem suas maiores áreas em Jundiaí e Cabreúva mas também em Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, está presente em publicações científicas de diversos idiomas e países.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ
-
29/06/2024
Crianças e jovens participam de caminhada pelas trilhas da Serra do Japi
-
26/06/2024
Vivência na Serra do Japi une inclusão, aprendizagens e contato com a natureza
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original