Alemães querem parceria com Jundiaí na gestão de resíduos sólidos

Publicada em 09/01/2017 às 18:46

O prefeito Luiz Fernando Machado recebeu nesta segunda-feira (9) em seu gabinete o representante oficial da região alemã de Luneburgo, engenheiro Hubert Ringe, que apresentou uma proposta de parceria intergovernamental visando à capacitação para gestão de resíduos sólidos.

A principal finalidade da parceria é identificar e promover alternativas de desenvolvimento sustentável. Na prática, o projeto oferecerá meios para que a administração municipal possa prospectar tecnologias capazes de valorizar os resíduos gerados no município.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura inicia plano de ação para limpeza da cidade
Luiz Fernando Machado e Miguel Haddad falam sobre recursos federais

Proposta de parceria intergovernamental visa à capacitação para gestão de resíduos sólidos

O projeto “Novas Parcerias Para o Desenvolvimento Sustentável”, NAKOPA na sigla em alemão, integra um programa fomentado entre o governo alemão e brasileiro buscando a promoção intercâmbio de tecnologias entre as universidades.

A ação é financiada pelo banco alemão KFW. Em decorrência dos bons resultados obtidos nos últimos anos onde o projeto é executado, o banco investiu em consultoria para identificação de tecnologias apropriadas para o município e analisou as condições de crédito. Após a eleição, reiterou seu interesse em conhecer a nova gestão e retomar as discussões.

Referência internacional
A região de Luneburgo é uma referência na gestão pública dos resíduos, projetando-se no desenvolvimento de diversas formas de energia renovável e valorização máxima dos resíduos. A Universidade Técnica de Braunschweig desenvolveu o projeto e irá atuar como executora.

O projeto NAKOPA foi promovido pelo governo alemão visando consolidar boas práticas entre entres da gestão municipal. Este projeto tem como atores principais o município de Jundiaí e a região de Luneburg com 180.000 habitantes.

O projeto promoverá intercâmbio de comitivas técnicas entre Alemanha e Brasil durante o primeiro semestre de 2017 e ainda um projeto piloto em Jundiaí para fins de otimização da coleta seletiva, por meio de um programa de comunicação e sensibilização ambiental.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/09/alemaes-querem-parceria-com-jundiai-visando-a-gestao-de-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original