Anjos da Guarda: de volta para a segurança dos alunos

Publicada em 31/01/2017 às 15:28

O programa Anjos da Guarda estará a partir desta quarta-feira (1º), dia de volta às aulas na rede estadual de ensino, reforçando a segurança dos alunos das quase 80 escolas entre municipais e estaduais de Jundiaí. O programa é uma das prioridades do atual governo e será retomado com mais viaturas e guardas.

O Assessor para assuntos de Segurança Pública, Paulo Sérgio Stel, disse que o programa é fundamental nas escolas. “A Guarda Municipal possui um efetivo qualificado e renovado para atender as escolas, além de a ação contemplar o Plano de Governo da atual gestão”, disse.

Na porta das escolas: Anjos da Guarda vão garantir a segurança dos alunos

O Subcomandante da Guarda Municipal, Sandro Vilas Boas, em reuniões com o Comandante, inspetor Claudio Ferigato, traçaram vários planos para que que houvesse um remanejamento na área operacional para atender o programa. “Teremos 13 equipes no período matutino e nove equipes no vespertino para atendimento as escolas. As equipes de patrulhamento não sofrerão alterações”, explica Vilas Boas.

Segundo Ferigato, cartões do programa de rondas serão obrigatórios no patrulhamento. “Teremos 17 equipes que compreendem especializadas de Apoio Tático e Canil, do patrulhamento comunitário, do Programa “Crack, É Possível Vencer” e da Divisão Ambiental. Elas passarão a trabalhar com cartões programa de rondas, ou seja, todas essas equipes obrigatoriamente terão de passar tanto na rede municipal e estadual de ensino e de mais próprios municipais dentro do seu setor de patrulhamento”. explica.

Para ele, o “Anjos da Guarda” terá um ganho ainda maior do que apenas as equipes que realizarão única e exclusivamente as rondas nos estabelecimentos educacionais. “O outro foco da implantação dos cartões visa o atendimento das unidades de saúde, centros de serviço, Complexos Esportivos e demais próprios”, finaliza Ferigato

Educavi
Outro programa que também estará de volta é o Educação para a Não Violência (Educavi). Criado em 2005, o Programa Educavi é um segmento da Guarda Municipal que atua em ações primárias realizando palestras preventivas, mediante solicitação de escolas municipais, estaduais, particulares, além de faculdades, empresas, entidades não governamentais, instituições religiosas e demais entidades interessadas, estreitando a relação entre a GM e os alunos, professores, familiares e toda a comunidade.

De acordo com o gestor do Educavi, o GM Cláudio de Souza, o modelo de qualificação a ser aplicado em 2017 será, em um primeiro momento, aos integrantes do Anjos da Guarda. As atividades serão executadas antes do intervalo ou posterior ao intervalo de aula, onde a equipe interage com a comunidade escolar por no mínimo 70 minutos diários, no período de um mês dependendo da escola onde forem executadas as atividades.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/31/anjos-da-guarda-estao-de-volta-para-garantir-a-seguranca-dos-alunos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original