Prefeitura lança programa ‘Saúde em Dia’

Publicada em 10/02/2017 às 16:30

O prefeito Luiz Fernando Machado lançou, na manhã desta sexta-feira (10), o programa “Saúde em Dia”, que tem como objetivo reduzir a fila de espera por exames e consultas com especialistas em Jundiaí. Participaram da apresentação da iniciativa o vice-prefeito, Dr. Pacheco; além dos gestores de Saúde, Vagner Vilela; e de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

Em entrevista coletiva à imprensa, o prefeito destacou que a área da saúde está entre as prioridades do governo e, por isso, foi criada uma força-tarefa para melhorar o serviço oferecido à população. “A Unidade de Gestão da Saúde fez um levantamento das demandas reprimidas até janeiro de 2017 e, a partir desses dados, elaboramos um plano de ação e um organograma para o atendimento”, explicou Luiz Fernando.

O chefe do Executivo informou que os pacientes já estão sendo chamados pelas Unidades Básicas de Saúde para receberem o atendimento. “No caso da ortopedia, por exemplo, há 70 pessoas na fila de espera por consultas e todas serão atendidas neste mês de fevereiro”, pontuou.

CONFIRA O CRONOGRAMA COMPLETO DE CONSULTAS E EXAMES

Luiz Fernando anunciou programa para reduzir fila de exames e consultas

Luiz Fernando ressaltou que o programa é permanente e vai funcionar durante os quatro anos de sua gestão. “Não é uma solução paliativa. Não há sentido administrativo para nós zerar as filas para vê-las crescer novamente daqui a alguns meses. Por isso, é importante destacar que o programa não compete com os novos pacientes, que serão atendidos normalmente pela rede.

O prefeito afirmou, ainda, que além dos recursos que estão sendo realocados, a gestão da rede de saúde passará por mudanças estruturais que trarão reflexos positivos para a população. “Vamos trabalhar para informatizar o sistema a fim de ter um controle muito mais eficaz e rigoroso do que está sendo ofertado. Nosso objetivo é traçar um diagnóstico dos pontos de atendimento da saúde no município, que ficará como histórico para o Executivo”, comentou.

O gestor de Saúde, Vagner Vilela, explicou que as consultas e exames serão realizados nas unidades designadas para o atendimento de cada demanda. São elas o Pronto Socorro de Ortopedia do Hospital São Vicente de Paulo, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e o Núcleo Integrado de Saúde (NIS). “Num primeiro momento, vamos focar nos casos de baixa e média complexidade, até que a situação do São Vicente esteja normalizada e a gente possa atender os casos mais complexos”, pontuou.

Vilela também afirmou que a Unidade de Saúde vai promover a capacitação dos profissionais para que casos mais simples sejam tratados nas UBSs. “Isso, inclusive, vai gerar no médio e longo prazo uma economia com gastos hospitalares. Os problemas têm de ser resolvidos no início, e não com o paciente em estado grave. Isso também libera leitos para atender casos de maior complexidade”, destacou.

O gestor ressaltou, ainda, a maior integração entre a rede municipal de saúde e o Hospital Regional. “As cirurgias de baixa e média complexidade que forem necessárias após a realização de todas as consultas e exames do programa serão feitas no Regional, que vai participar mais ativamente da rede de saúde. O sistema de saúde é único, como o próprio nome diz”, lembrou Vilela.

Essa integração entre os pontos de atendimento da saúde é outro objetivo da nova gestão. “Queremos que o médico da UBS dialogue com o médico do hospital, compartilhando informações que são úteis, por exemplo, para evitar exames duplicados. O sistema vai funcionar de forma integrada”, acrescentou Vilela.

Sobre a situação financeira da Unidade de Saúde, o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, disse que todas as medidas necessárias para evitar um “colapso” do sistema foram tomadas. “Conversamos com os fornecedores e retomamos o cronograma de pagamentos, que já está normal. Os valores que não foram pagos no ano passado serão negociados”, garantiu.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/10/prefeitura-lanca-programa-saude-em-dia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original