Jundiaí sedia a primeira Reunião de Agronegócio do Circuito das Frutas

Publicada em 22/02/2017 às 10:29

O auditório da Etec Benedito Storani recebeu, nesta quarta-feira (22), a 1ª Reunião de Agronegócio do Circuito das Frutas. O encontro, que contou com representantes de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, tem como objetivo conquistar novas políticas públicas para a fruticultura da região.

LEIA TAMBÉM
Inscrições para subvenção do seguro agrícola terminam nesta sexta (24)

Encontro tem como objetivo conquistar novas políticas públicas para a fruticultura da região

Segundo o Gestor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, a iniciativa de promover a reunião veio da própria secretaria. “Nossa região é muito produtiva e, em conjunto, vamos procurar potencializar a produção e levar mais facilidade aos produtores, catalisando políticas públicas”, informou.

A reunião contou com uma palestra introdutória da Etec Benedito Storani, apresentação do SP Vinho, da Embrapa, do Centro de Frutas e do Centro de Engenharia e Automação, além promover debates entre os participantes.

A iniciativa busca intensificar a pesquisa voltada ao setor, fortalecer o agronegócio na região, fomentar pesquisas voltadas à fruticultura, aperfeiçoar a mão de obra qualificada, incentivar os produtores e, ainda, promover as frutas regionais, como a Uva Niágara, originária de Jundiaí, e o Figo Roxo, originário de Valinhos.

De acordo com a coordenadora de Pesquisa da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Adriana Verdi, é muito importante que a região aja em conjunto. “Conquistar novas políticas públicas para o Circuito das Frutas pode fortalecer politicamente os municípios, aumentar sua produção e atrair linhas de crédito para os produtores, entre muitos outros benefícios”, concluiu.

Ainda segundo Adriana, agindo em conjunto, a região pode, ainda, criar o selo “Circuito das Frutas”, um padrão de qualidade para a produção, qualificar as frutas da região conforme a indicação geográfica e aumentar o volume de produção voltada para hospitais e merendas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/02/22/jundiai-sedia-1a-reuniao-de-agronegocio-do-circuito-das-frutas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original