Dia Internacional da Mulher: na Prefeitura, as mulheres são a maioria

Publicada em 07/03/2017 às 15:54

Rosemary Simionato destaca a importância da mulher no serviço público

Dos 7.739 servidores ativos da Prefeitura de Jundiaí, 5.553 são mulheres, ou seja, 73% dos servidores que trabalham pelo governo municipal e pela cidade são mulheres, que ingressaram no serviço público pelas formas constitucionais estabelecidas, por concurso ou por indicação. A informação é da coordenadora executiva de Gestão de Pessoas, Rosemary Simionato, que ressalta aspectos fundamentais para a escolha feminina pela carreira: estabilidade e o benefício dos seis meses de licença gestante, extensivo também para as servidoras que adotam uma criança.

“A maternidade é um momento único na vida de uma mulher, e saber que você pode ficar com seu filho nos seus primeiros seis meses de vida é muito importante. Na verdade, a servidora acaba ficando mais tempo, pois em alguns casos ainda tem o benefício das férias regulares e férias prêmio”, comentou Rose.

LEIA TAMBÉM
Parque da Uva recebe várias atividades no Dia da Mulher
Biblioteca tem exposição em comemoração ao Dia da Mulher

Fernanda Gesqui pôde acompanhar por 11 meses o crescimento do filho

Essa situação destacada pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Prefeitura foi a vivida pela assistente de administração Fernanda Gesqui, que há seis anos atua no serviço público. Segundo ela, a chegada do filho Otávio – hoje com um ano – foi uma experiência maravilhosa.

“Acompanhei de perto as primeiras fases do seu crescimento. Se seu estivesse na iniciativa privada, ficaria apenas quatro meses e, talvez, quando eu voltasse ao trabalho, um mês depois, seria dispensada”, comentou Fernanda.

A servidora Amanda Baroni está grávida de 23 semanas de Alice. Para ficar mais tempo com a criança após o nascimento, ela pretende juntar o afastamento de seis meses, determinado pela licença-maternidade, com as férias regulamentares. “Sem dúvida, essa possibilidade me deixa mais segura”, disse Amanda.

Amanda Baroni prepara-se para a chegada de Alice e ficar com ela por 8 meses

Um novo tempo
Para as três servidoras municipais a participação da mulher na construção do dia a dia da cidade é motivo de satisfação e orgulho. De acordo com Rosemary, o serviço público municipal está passando por uma renovação, onde a profissionalização é o grande destaque. Hoje, existe uma integração entre as novas servidoras e as que já estão na carreira há algumas décadas. “ Estamos vendo um novo tempo no funcionalismo público municipal. As mulheres estão buscando seus espaços. No quadro, temos mulheres atuando em todos os setores. Isso é muito importante”, destacou.

De acordo com o setor de Estatística da Unidade de Administração e Gestão de Pessoas, a maior concentração de funcionárias está na Educação, com 3.794 mulheres, dessas 1.644 atuam como Professoras de Educação Básica I e em demais cargos como Agente de Desenvolvimento Infantil, Assistente de Administração, Cozinheira, Agente de Serviços Operacionais, Professoras de Educação Básica II e Diretoras de Escolas. Saúde é outra área onde a presença feminina se destaca, sendo 987 mulheres (médicas, técnicas de enfermagem, agentes comunitárias de saúde e auxiliares).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/07/dia-internacional-da-mulher-na-prefeitura-as-mulheres-sao-maioria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original