Procon divulga ações da Quinzena do Consumidor

Publicada em 09/03/2017 às 16:32

O Procon Jundiaí coordenará uma série de ações, desta segunda-feira (13) até a sexta-feira (24), em razão da quinzena do consumidor. O objetivo é garantir o envolvimento da sociedade, representantes do mercado e Instituições Públicas, visando ao fortalecimento dos mecanismos de tratamento e solução dos problemas dos consumidores, em suas relações com os fornecedores. A cerimônia de abertura será realizada no Auditório da Faculdade Anchieta de Jundiaí, nesta segunda-feira (13), às 19h30. Confira as ações programadas:

Quinzena do consumidor começa nesta segunda-feira (13)

  1. Mutirão Febraban e Procon de Jundiaí

Um mutirão de negociação de dívidas com as instituições bancárias será realizado desta segunda (13) a sexta-feira (24), das 14h às 16h, com distribuição de 30 senhas por dia, das 8h às 9h. A ação objetiva atender consumidores inadimplentes que tenham parcelas atrasadas em empréstimos, cartões de crédito e outros financiamentos. Participarão do mutirão 17 instituições financeiras associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O consumidor interessado em participar do mutirão deve comparecer ao Procon Jundiaí com documentos pessoais (RG e CPF) e documentos que comprovem a dívida, para retirada da senha. O atendimento será entre 14h e 16h do mesmo dia.

Os registros serão feitos na plataforma online Consumidor.gov.br ou em formulário próprio. Os bancos terão um prazo de dez dias para responder ao endividado. Caso o inadimplente não concorde com a proposta recebida, deverá entrar em contato diretamente com a instituição para avaliar outra opção de acordo.

Durante os dias do mutirão, o Procon Jundiaí realizará atendimento a outras reclamações apenas das 8h às 13h, com distribuição de senhas com número limitado à demanda.

2) Juizado Especial Cível (JEC) e Procon de Jundiaí

Entre a segunda (20) e a sexta-feira (24), das 12h30 às 17h, o Procon Jundiaí marcará presença junto ao Cartório do JEC, no Fórum de Jundiaí, ajudando os consumidores a acessarem a plataforma Consumidor.gov.br e registrarem sua reclamação diretamente junto aos Fornecedores que participam deste sistema público de registro e atendimento a reclamações de consumo.

Hoje, já participam dessa plataforma 370 empresas, dos mais diversos setores do mercado (telecomunicações, bancos, varejo e outros), apresentando respostas aos consumidores em um prazo máximo de dez dias e com um índice médio de solução de 80% dos casos.

3) Centro Judiciário de Soluções de Conflitos (Cejusc) e Procons Jundiaí 

O Procon Jundiaí contará com a colaboração de alguns funcionários da equipe do Cejusc, entre a segunda (20) e a sexta-feira (24), para a realização de uma triagem de casos de consumo, visando ao agendamento de reuniões que acontecerão em data e horário pré-estabelecidos, com a participação da equipe de Mediadores do Cejusc. Também serão encaminhados casos não solucionados na primeira fase de atendimento do Procon Jundiaí para uma nova tentativa de solução amigável junto ao Cejusc.

4) E-Poupatempo, Juventude de Jundiaí e Procon Jundiaí 

Com colaboração da Assessoria de Políticas para Juventude da Prefeitura de Jundiaí, representada pelo Assessor Samuel Ferraz Duarte e por Sidinei Aparecido Causs Junior, entre a terça (14) e a sexta-feira (17), das 9h às 13h e das 14h30 às 17h, na sede do Poupatempo Jundiaí , haverá auxílio aos consumidores que queiram acessar a plataforma Consumidor.gov.br para reclamar de empresas participantes. Na terça (14), a coordenadora do Procon, Gabriela Ribas Glinternik, estará na abertura do Programa.

5) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Procon Jundiaí 

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoverá a inclusão de um link de acesso à plataforma Consumidor.gov.b no site da Instituição. Além disso, em data a ser definida pela CDL Jundiaí, a coordenadora do Procon realizará uma palestra na sede da entidade, para divulgar a plataforma aos seus Associados, incentivando os empresários locais a aderir a essa importante iniciativa, com foco na facilitação da recepção das demandas e resolução de problemas de seus clientes.

6) Associação Comercial e Empresarial (ACE) e Procon Jundiaí 

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) promoverá a inclusão de um link de acesso à plataforma Consumidor.gov.br no site da Instituição. Além disso, em data a ser definida pela ACE, a coordenadora do Procon realizará uma palestra na sede da entidade, para divulgar a plataforma aos seus Associados, incentivando os empresários locais a aderir a essa importante iniciativa, com foco na facilitação da recepção das demandas e resolução de problemas de seus clientes.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/09/procon-divulga-acoes-da-quinzena-do-consumidor-a-partir-desta-segunda-13/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original