Nascentes são tema da programação da Semana da Água da DAE
Publicada em 21/03/2017 às 12:40Em comemoração ao Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira (22), a DAE Jundiaí organizou uma programação com foco na recuperação de nascentes do município. Jundiaí abriga, hoje, cerca de 1700 nascentes, por toda a cidade, que são responsáveis por abastecer nossas principais bacias: Jundiaí-Mirim, Capivari, Guapeva, Estiva, Cachoeira e Jundiuvira. As comemorações serão na quarta (22) e no sábado (25).
Na quarta (22), será realizada a revitalização da Nascente do Morada, em parceria com os jovens frequentadores da Associação Cristã em Defesa da Cidadania (ACDC) e alunos da Emeb Adelino Brandão, no bairro. A concentração está marcada para as 8h, às 9h30 haverá uma apresentação teatral e às 10h30 ocorrerá o plantio de árvores.
LEIA TAMBÉM
Outorga garante abastecimento de água por mais dez anos
No sábado (25), dois eventos estão agendados: no Parque da Cidade e na Fazenda Nossa Senhora da Conceição. No parque, 200 escoteiros entram em ação para revitalizar a Nascente do Savieto, na Estrada do Pinheirinho. O dia começa com um café da manhã no auditório, seguido pela apresentação musical “Crianças e seus violinos” e uma palestra sobre o Programa Nascentes. A chegada à nascente, a pé, está prevista para as 9h, quando haverá o plantio de árvores.
Segundo o coordenador da Semana, Júlio Lamarca, o objetivo é envolver a comunidade e alertar para a necessidade de conservação das nascentes. “Limpar e recuperar nascentes é uma ação diária na DAE e queremos mostrar a importância disso para a população”, conta.
Já na Fazenda, a atividade é coordenada pela ONG The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a DAE e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo da Prefeitura, e reúne os participantes do projeto “Coalisão Cidades pela Água”. Com a ajuda de voluntários, a ação começa às 9h15, com previsão de encerramento às 11h30. “A proposta é mostrarmos a importância da revitalização das nascentes para a conservação e produção hídrica”, explica o diretor de mananciais da DAE, Martim Ribeiro.
Serviço
A Nascente do Morada fica na Avenida Uva Niágara, s/nº (ponto de referência: em frente à UBS Morada das Vinhas). Já a Nascente do Savieto está localizada na Estrada do Pinheirinho, s/nº. O endereço da Fazenda Nossa Senhora da Conceição é Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360/Jundiaí-Itatiba), km 72,5, sentido Itatiba.
Sobre a DAE
A DAE Jundiaí é uma S.A e uma empresa de economia mista, tendo a Prefeitura de Jundiaí como sua principal acionista, responsável pelo saneamento básico do município. Atende toda a área urbana e grande parte da área rural da cidade com fornecimento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto (concessão à Companhia de Saneamento de Jundiaí – CSJ).
Atualmente, o município é um modelo bem-sucedido no saneamento público com abastecimento de qualidade e tratamento de 100% do esgoto coletado. Com visão estratégica e investimentos antecipados, Jundiaí conta com a Represa de Acumulação com capacidade de armazenamento de 8,3 bilhões de litros de água, protegida pelo Parque da Cidade.
Para informações sobre a DAE Jundiaí, curta a Fan Page da DAE no Facebook e para solicitações e dúvidas sobre obras e manutenções na rede entre em contato pelo telefone 0800 133 155, das 6h às 22h.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ
-
04/07/2024
DAE busca Inteligência Artificial para controle de perdas
-
03/07/2024
Convênio entre a Prefeitura e o Estado fortalece o agronegócio de Jundiaí
-
03/07/2024
DAE abre licitação para telemetria de perdas de água
-
02/07/2024
Em agosto, novo reservatório da DAE no Jardim do Lago entra em operação
Baixe as fotos desta notícia na resolução original