Banco de Leite do HU recebe Certificado de Excelência

Publicada em 31/03/2017 às 18:42

O Banco de Leite Humano de Jundiaí, por meio do trabalho realizado no Hospital Universitário (HU), recebeu nesta sexta-feira (31) o Certificado Excelência em Bancos de Leite Humano. A instituição foi contemplada pelo terceiro ano consecutivo na categoria ouro, por atender a todos os quesitos estabelecidos no Programa Iberoamericano de Banco de Leite Humano durante o ano de 2016. A solenidade de entrega do certificado ocorreu na Secretaria Estadual de Saúde.

A certificação é anual e feita pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, com patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS), e coordenação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A avaliação é criteriosa com análise de desempenho de itens como qualificação da equipe profissional, estrutura física, equipamentos, produção, controle de qualidade, distribuição, entre outros. Os serviços são avaliados nas categorias ouro, prata e bronze.

LEIA TAMBÉM
Hospital Universitário recebe ação educativa sobre o Aedes aegypti

Para Maristela De Marchi Benassi, enfermeira responsável pelo Banco de Leite, a conquista da certificação é a soma de esforço conjunto. “É o resultado do brilhante trabalho da equipe, que é altamente comprometida, capacitada e humana, capaz de superar dificuldades e manter o título pelo terceiro ano seguido”, diz ela, que foi pessoalmente a São Paulo receber o Certificado.

O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite é uma rede de cooperação que reúne 23 países da região iberoamericana, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias em aleitamento materno e banco de leite humano. O programa surgiu a partir da experiência com os BLHs por meio da Rede Brasileira.

Banco de Leite Humano do HU
O Banco de Leite Humano oferece suporte para gestantes e puérperas do HU. O trabalho visa incentivar a amamentação, ensinar a amamentação correta, esclarecer dúvidas, ressaltar os benefícios, promover encontros e, consequentemente, contribuir para a redução da mortalidade infantil.

O trabalho também inclui a captação de doadoras de leite materno, ou seja, mães que produzem leite acima do consumo de seu bebê. Este leite é retirado na casa da doadora e utilizado para alimentar bebês prematuros internados na UTI Neonatal do HU e de outras unidades hospitalares do município de Jundiaí.

Assessoria de Imprensa HU


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/31/banco-de-leite-do-hu-recebe-certificado-de-excelencia/