Procon orienta consumidores sobre novas regras do cartão de crédito
Publicada em 05/04/2017 às 18:06Em razão da entrada em vigor, nesta segunda-feira (3), das novas regras do cartão de crédito, os Procons de todo o país orientam os consumidores a fim de esclarecer dúvidas.
A partir de agora, o cliente não pode continuar pagando o valor mínimo todos os meses (pagamento no rotativo) caso não consiga quitar integralmente o valor na data do vencimento. De acordo com a nova regra, caso pague somente o mínimo em um determinado mês, o valor restante, acrescido de juros e encargos, comporão um financiamento a ser obrigatoriamente oferecido pelos bancos já para o mês seguinte. “O consumidor deve ficar atento e exigir do fornecedor informações sobre as condições deste financiamento, como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo”, explica a coordenadora do Procon de Jundiaí, Gabriela Glinternik.
LEIA TAMBÉM
Procon Jundiaí realiza pesquisa de preços com produtos para Páscoa 2017
Caso o limite do consumidor não tenha sido integralmente utilizado, ele pode continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura. Assim, no vencimento da mesma, o consumidor deverá quitar as parcelas do financiamento e também as compras realizadas no mês, sistemática que poderá causar alguma dificuldade de entendimento por parte do cliente, avalia Gabriela.
Ainda segundo a coordenadora, o consumidor deve ficar prevenido, pois se houver compras parceladas a serem debitadas em sua fatura, além das parcelas do financiamento e das compras do mês, haverá ainda a cobrança destes valores nas faturas. Em caso de dúvidas, a orientação é procurar o Procon de Jundiaí, que fica na rua Barão de Jundiaí, 153.
Assessoria de Imprensa
-
06/11/2024
Procon Jundiaí orienta consumidores para as compras da Black Friday
-
03/07/2024
Procon identifica variação de 419% em preço de medicamento
-
10/05/2024
Procon realiza ação de fiscalização para o Dia das Mães
-
06/05/2024
Procon faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’