Vacinação teve início nesta segunda-feira (10) com profissionais de Saúde

Publicada em 10/04/2017 às 18:00

A Unidade de Promoção da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, começou nesta segunda-feira (10), a Campanha de Vacinação contra a Influenza A (H1N1). Conforme estabelecido pelo calendário, os profissionais de saúde compõem o primeiro grupo imunizado.

A partir da próxima segunda-feira (17), inicia a vacinação dos grupos considerados de risco, sendo: idoso com 60 anos ou mais, inclusive os que completam 60 até o dia 31 de dezembro deste ano; gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), crianças com seis meses e quatro anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, transplantados, doença hepática crônica, doença cardíaca crônica, entre outras).

Para o grupo de risco, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESFs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. No dia 13 de maio, ‘Dia D’ da campanha, a vacinação será nas UBSs do Agapeama, Central, Jardim Guanabara, Vila Hortolândia, Morada das Vinhas, Jardim Novo Horizonte, Vila Rami, Jardim Tamoio e Jardim tarumã e Jardim Novo Horizonte, das 8h às 17h.

LEIA TAMBÉM
Promoção da Saúde reorganiza vacinação contra a Febre Amarela
Chegada do outono pede cuidados redobrados com a Bronquiolite

A partir da próxima segunda-feira (17), inicia a vacinação dos grupos considerados de risco

Este ano, os profissionais de Educação foram incluídos no grupo mais suscetíveis a doença, também devendo ser vacinados. A meta do Ministério de Saúde é vacinar 90% de cada um dos grupos inseridos no calendário de vacinação.

Prevenção
A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.

A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus. Por isso, as medidas de prevenção são tão importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, que é entre os meses de junho e agosto.

Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o serviço médico.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/10/vacinacao-teve-inicio-nesta-segunda-feira-10-com-profissionais-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original