Febre amarela: imunização na região rural retorna na próxima semana
Publicada em 28/04/2017 às 18:51A previsão meteorológica de chuva levou a Unidade de Gestão em Promoção da Saúde (UGPS) a suspender a vacinação contra a febre amarela na região rural de Jundiaí. A imunização será retomada no próximo final de semana, nos bairros pré-definidos pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, sendo: Fazenda Conceição, Jardim Molinari, Mato Dentro, Jardim Tarantella e Vale Azul.
LEIA TAMBÉM
Promoção da Saúde imuniza 1.731 pessoas contra febre amarela
Nova fase da vacinação da Influenza teve início nesta segunda (24)
“Decidimos realizar estas mudanças, para que a vacinação seja otimizada. Com a previsão de tempo ruim, acreditamos que o acesso a estes bairros onde predominam estradas de terra ficaria comprometido”, justifica a diretora de Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza. A gestão de Saúde reforça que Jundiaí continua sem caso da doença.
A cobertura na área rural começou no último final de semana prolongado (21, 22 e 23 de abril), quando foram vacinadas 1.731 pessoas. A vacinação prossegue até que os 19 mil moradores da região, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sejam imunizados.
Considerando a situação epidemiológica da febre amarela na região de Jundiaí, onde casos foram confirmados em municípios próximos (Campinas e Vinhedo), o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) Campinas optou por incluir a vacinação na zona rural. “Essa medida visa proteger esses moradores antes que o vírus comece a circular em nosso município. Vale ressaltar que até o momento Jundiaí não apresenta caso positivo em humanos ou em macacos”, reforça Fauzia.
A Vigilância Epidemiológica continuará disponibilizando a vacina àquelas pessoas que viajarão para as áreas consideradas de risco. Para estes casos, vale lembrar que a vacinação acontece mediante agendamento prévio nas UBSs da Agapeama e Central.
Este agendamento deve ser feito pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. A UBS da Agapeama fica na rua Luiz Capri, 238, e a UBS Central, na avenida Antônio Segre, 71. Esta Unidade fornece o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
Assessoria de Imprensa
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial